Não é de hoje que há um certo conflito de gerações nas empresas. Chefes das gerações chamadas Baby Boomers e X nem sempre conseguem falar a mesma linguagem dos jovens Millennials.
Mas o conflito não é positivo, e em determinadas situações só traz desgaste e atrapalha no alcance de resultados na empresa.
Para lidar com estes jovens é preciso conhecer como eles funcionam. Claro que há exceções, mas existem 3 “palavras-chaves”, segundo o consultor Luiz Alberto Marinho, que caracterizam estes jovens:
- Eles querem viver o agora- são impacientes, querem tudo na hora, afobados.
- Questionadores- sempre querem saber o porquê de tudo
- Focados no “eu”- quer tratamento personalizado
(lembrando que nem sempre estas características são negativas)
Conhecer as características não significa que você como líder tem que aceita-las. Mas para saber lidar com as pessoas é preciso primeiro conhecer seu modo de funcionar. Os jovens precisam de mentores e esperam por isto, portanto líderc invista em feedbacks constantes, treinamentos, mentoring, coaching para desenvolvê-los.
Claudia Carraro- psicóloga e coach de carreiras e desenvolvimento de liderança
Fonte :
MORAES, ROBERTA.Millennials desafiam o varejo a se reinventar. Mundo do Marketing.Mar 2016.
Entrevista com o Consultor Luiz Alberto Marinho, site www.mundodomarketing.com.br