Os pais(ou os responsáveis, cuidadores) são a principal influência que o jovem tem na hora de escolher a profissão.
Muitos pais me perguntam como podem ajudar os filhos nesta decisão difícil, por isso separei as 3 principais dicas para este momento
1- NÃO IMPOR
Uma das piores coisas que pode acontecer na vida de um jovem é ter que cursar uma faculdade que não gosta, então impor um curso para o filho não é um bom negócio.
Eu recebo muitos adultos que terminaram a faculdade ou já estão trabalhando e encontram-se infelizes e até doentes porque fizeram algo que lhes foi imposto. O que é ou foi bom para os pais não necessariamente será para o filho. O contrário também é verdadeiro, o que não deu certo para os pais pode sim ser a profissão ideal para o jovem.
2-DIÁLOGO, DIÁLOGO E MAIS DIÁLOGO
Converse com os filhos, pergunte o que eles gostam o que não gostam, como se enxergam no futuro, o que gostariam de alcançar com a profissão, quem eles admiram, quem não admiram, quais as atividades que tem facilidade.
3-INCETIVE A PESQUISA
Incentive o seu filho(a) a pesquisar sobre profissões. Observar pessoas trabalhando, perguntar, entrevistar, vivenciar ambientes profissionais. Participe também desta atividade.
“ As satisfações e insatisfações dos pais e outros familiares significativos, exercem um papel importante quanto a influência que o jovem recebe desde criança”.(BOHOSLAVSKY,2015)
Claudia Carraro
Psicóloga, Orientadora e Coach de Carreira
Programa O.R.I.E.N.T.A – Carreira&Cia® de escolha profissional
www.claudiacarraro.com.br