Dia 30/04 participei do programa madrugada Vanguarda falando sobre este tema. O que é bem familiar pois além de trabalhar com coaching de carreira com mulheres nesta situação esta também um dia foi a minha história.
São José dos Campos é uma cidade industrial e que recebe muitos profissionais que vem de outras cidades e até de outros países para ocuparem cargos diversos.
É comum encontrar na cidade alemães, americanos, chineses, argentinos entre outras nacionalidades.
A maioria destes profissionais são homens e geralmente chegam acompanhados da família. As esposas, muitas vezes, deixam para trás as suas próprias carreiras para acompanharem seus maridos.
Esta mudança não é fácil. Mesmo quem vem de outra região do país estranha, pois os costumes são muito diferentes. Torna-se ainda mais difícil para quem vem de outro país. Eu já presenciei feirante conversando em inglês com uma chinesa.
A psicóloga Monica Domiano Núñez realizou uma pesquisa com mulheres que acompanharam os maridos expatriados. Ela aponta sentimentos e angústias que acompanham estas mulheres e que eu também observo nas mulheres que chegam em São José dos Campos.
AS 5 PRINCIPAIS DIFICULDADES DAS MULHERES QUE MUDAM DE CIDADE PARA ACOMPANHAREM OS MARIDOS.
1-Tristeza e possíveis crises de depressão;
2-A falta de suporte da empresa do marido pode, além de não atender às necessidades da mulher, colaborar para a existência de problemas conjugais;
3-Cuidar dos filhos não é uma tarefa fácil, fazer isso em tempo integral pode ser ainda mais complicado;
4-Sentir-se sozinha, estar distante da família;
5-Falta de um projeto profissional é um dos principais problemas. A vida acaba ficando sem sentido e com um sentimento de vazio
Eu grifei o item 5, pois, assim como a psicóloga observou, eu também observo e vivencio isto na minha experiência profissional no dia a dia aqui em São José dos Campos.
Já atendi e atendo muitas mulheres que querem retomar ou repensar um projeto profissional. Elas chegam até mim muito angustiadas e com um vazio tão grande que, algumas, se não fizerem algo a respeito rápido podem entrar em depressão.
Imagine, antes uma empresária, servidora pública, funcionária ou autônoma bem-sucedida e agora na outra cidade….. a esposa de fulano.
É terrível!!!!! E sabe como eu sei???? Já passei por isto!
Foi MUITO ANGUSTIANTE!!! Mas superei!
E agora posso ajudar quem está passando por isto através do coaching de transição e redirecionamento de carreira.
3 DICAS PARA A MULHER QUE DEIXOU SUA CARREIRA PARA ACOMPANHAR A CARREIRA DO MARIDO
E eu tenho 3 dicas para as mulheres que mudaram para São José dos Campos e querem trabalhar (claro que vai depender muito da área que atua)
- Para quem quer recolocar-se: além de cadastrar-se nos sites das empresas e consultorias de RH invista forte no networking. Não é fácil já que é nova a cidade, mas já vi que quem fez isto e teve bons resultados;
- Para quem quer seguir uma carreira autônoma:( isto é, fora das empresas): a rede de relacionamento é ainda mais importante. Visite associações, participe de palestras, dê palestras.
- Tenha paciência, no início é muito difícil dá vontade de largar tudo, mas com o tempo tudo vai entrando no lugar. Se for necessário volte a estudar, faça outros cursos e em último caso considere repensar a carreira.
Claudia Carraro-coach de carreira e desenvolvimento de liderança
Fonte: Blog Expatscorner