4 ATITUDES DAS MULHERES DESTEMIDAS

CategoriasCARREIRANenhum comentário em 4 ATITUDES DAS MULHERES DESTEMIDAS867 visualizações

 

Este texto é para você mulher, multitarefa com vários papéis que precisa desempenhar.

O IBGE chama de dupla jornada feminina a rotina das mulheres que trabalham fora de casa, mas nós sabemos que para algumas a jornada é tripla, quadrupla, pois também tem o papel de mães, esposas, filhas, estudantes, e mesmo trabalhando fora também precisam fazer o trabalho de dentro do lar. Segundo o Pnad, 38,5% das mulheres fazem dupla jornada.

Tenho certeza que você não se contenta com pouco quando o assunto é trabalho não é mesmo? Você quer ter plano de carreira, subir de cargo ou ter o desafio de ter seu próprio negócio, liberdade, horário para seus filhos etc.

Você pode ser a chefe do seu lar, e não está sozinha. Segundo dados do IBGE, em 2014, 39,84% dos lares brasileiros eram chefiados exclusivamente por mulheres. Em 2004 eram 29,37%, um aumento de 67% em 10 anos. Um estudo recente da Serasa Experian aponta que 43% de donos de negócios no Brasil são mulheres. São 5.693.694 mulheres empreendedoras no país

Talvez você, mulher, esteja insatisfeita com o trabalho atual, então está repensando, pois nem não é de se acomodar.
No entanto, ao repensar a sua vida profissional, você pode ainda estar sem uma direção, sem saber para onde ir, ou não, já sabe, já planejou, mas na hora de entrar em ação foi barrada por uma emoção paralisante, o MEDO.

Sempre escuto das mulheres:

“Tenho medo de abrir meu negócio próprio e não dar certo”, “Tenho medo do que as pessoas vão pensar se eu pedir demissão”, “Tenho medo de investir em uma nova carreira e não dar certo”, “Vão me criticar”, “ As pessoas falam que eu sou louca de largar este emprego e abrir meu próprio negócio”, etc.

Medo é uma emoção básica, isto é, transmitida filogenéticamente. É uma emoção de preservação da vida. Mas vista sobre esta ótica, o medo gera um ato de luta, fuga ou congelamento. Isto significa que se você está com medo, provavelmente não está saindo do lugar.

No filme divertidamente, ganhador do Oscar de melhor animação em 2016, o medo tenta fugir da cabeça da Riley, mas não consegue. A Nojinho diz para ele: “Emoção não sai fora, lesado”.

Isto significa que não dá para apertar um botãozinho e sumir com o medo, ele é emoção, vai sempre estar em algum lugar dentro da cabeça da sua cabeça, o que se pode fazer é aprender a lidar com ele.

O medo paralisa, e as vezes ele torna-se a desculpa perfeita para não agir. O medo da mudança aparece, pois, o futuro é incerto, não se tem controle sobre o que vai acontecer, e a mulher é controladora por natureza.

Abaixo temos quatro atitudes que a mulher que quer realizar uma mudança na vida profissional precisa ter para afastar-se do MEDO DA MUDANÇA:

1- Foco: Se não está bom o trabalho atual, o que você quer no lugar? O que gosta de fazer? Quais são seus interesses? Suas aptidões? Suas habilidades? Suas competências? O que faz seus olhos brilharem?

2- Planejamento: Depois de descobrir qual rumo vai seguir vem a etapa do planejamento. Quais os passos que precisa dar para alcançar o objetivo que se propôs? Qual é o investimento pessoal e financeiro que deverá fazer? Quanto tempo vai demorar?

3- Afaste de pessoas negativas: Na sua trajetória de mudanças, vai encontrar algumas pessoas pessimistas, aquelas que nunca mudam, que estão sempre reclamando da vida, mas não tomam nenhuma ação para mudar, são fracassadas e querem que você fracasse também. Tudo para elas vai dar errado. Afaste-se

4- Crie uma rede de apoio: Tenha pessoas positivas do seu lado, que ajudem você focar e planejar os seus sonhos, que sejam otimistas e acreditem em você. A rede de apoio também é formada por pessoas que a ajudem com os filhos e a casa. Dependendo do cargo que for ocupar vai precisar de uma forte rede de apoio, parentes, funcionárias, escola, etc.

O medo é uma emoção que vai sempre aparecer, mas o segredo da mulher vitoriosa é saber como enfrentá-lo.

E aí, você fica brigando, foge ou congela diante do medo ou já aprendeu a enfrenta-lo?

“Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez”. (Jean Cocteau)

Abraços,

Claudia Carraro
Psicóloga, Executive Coach, Coach de Carreira, Desenvolvimento de líderes e Orientadora Vocacional.
Proprietária da Carreira&Cia-Desenvolvimento de Pessoas e Carreiras

www.claudiacarraro.com.br
www.facebook.com/coaching.carreiraecia
email: contatos@claudiacarraro.com.br

Fontes consultadas:
Alpert,J.,Bowman,A.Vença seus medos:Como identificar a origem dos seus temores e se fortalecer para encarar desafios.Rio de Janeiro: Sextante, 2013.
Caminha,R.M,,Caminha,M,G.Baralho das emoções.Porto Alegre:Sinopsys Editora, 2011.

Este texto também foi publicano no site LINDA TODA

http://lindatoda.com.br/conteudo.php?id=130

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *