“Na percepção das empresas, a formação dos engenheiros deve ser mais direcionada à solução de problemas”.
Em quinze anos o número de graduados nas faculdades de engenharia quadruplicou. Passou de 25 mil em 2001 para mais de 100 mil em 2016. Nos últimos anos também a ideia sobre a falta de engenheiros no país foi diminuída pela crise econômica e a retração do mercado de trabalho.
Existe também uma preocupação por causa da falta do ensino de certas competências importantes apontadas pelo mercado de trabalho como por exemplo, a capacidade de gerenciar projetos, aprender novos conhecimentos rapidamente e trabalhar em equipe
O Conselho Nacional de Educação (CNE) recebeu um pedido de atualização das diretrizes curriculares para os cursos de engenharia. A principal proposta é que o ensino também se baseie no desenvolvimento de competências e não só de conteúdo. Um exemplo da proposta é, por exemplo, o ensino do empreendedorismo.
De acordo com o professor da Unicamp, José Roberto de França Arruda, uma formação sólida teria que ser pelo menos uma parte feita em período integral.
O mercado de trabalho
29% dos 40 mil engenheiros graduados em 2011 no Brasil, não estavam empregados, e entre os outros 71% com ocupações formais, somente 1/3 exerciam atividades ligadas à engenharia. É comum também, profissionais de engenharia ser atraídos para outras áreas como a do mercado financeiro.
Outro problema também citado na matéria é que os engenheiros doutores no Brasil não encontram opção atraente para trabalhar na indústria. Aqui no Brasil existe uma ideia que o doutorado é teórico e que não agrega na indústria, diferente da Alemanha, por exemplo.
A reportagem enfatiza que segundo a percepção das empresas a formação dos engenheiros deve ser mais direcionada para a solução de problemas.
As faculdades precisam aproximar-se mais das empresas, formar alunos próximos da realidade.
“A tendência é que os engenheiros sejam contratados para atuar em projetos que demandam competências para trabalhar de forma colaborativa”
Conheça o treinamento de habilidades sociais para engenheiros
Fonte: MARQUES, F.A batalha da qualidade. Pesquisa FAPESP. São Paulo, ano 19, n. 267, p.30-35, mai. 2018.
Claudia Carraro
Psicóloga e Coach de Carreira
Carreira&Cia