O coaching realizado por psicólogos

CategoriasBlog, COACHINGNenhum comentário em O coaching realizado por psicólogos466 visualizações

 

VOCÊ CONHECE O COACHING PSICOLÓGICO?

O COACHING  REALIZADO POR PSICÓLOGOS

O coaching, por não ser uma profissão regulamentada, pode ser exercida por profissionais de qualquer formação.

Não existe nenhum empecilho para um profissional tornar-se coach. Porém,  a maioria dos coaches,  não possuem conhecimento aprofundado da ciência do comportamento humano.

Os profissionais que são psicólogos, para atuarem como coaches, precisam estar de acordo com a orientação do conselho de classe, o CFP(Conselho Federal de Psicologia).

Em março de 2019, o conselho federal de psicologia(CFP) publicou uma nota orientativa para que o psicólogo, ao utilizar o coaching na sua prática profissional deve seguir rigorosamente os artigos e princípios fundamentais do código de ética da profissão  (Res.CFP nº010/2005). Portanto, neste caso , o cliente também está protegido devido ao código de ética.

Em Portugal, o parecer da OPP(Ordem dos Psicólogos) sugere que os psicólogos estão em uma posição ideal para trabalhar questões de ordem cognitivas e comportamentais em seus clientes devido ao conhecimento teórico e aplicado construído e acumulado ao longo da formação e experiência.

O processo de coaching pode ser prejudicial para clientes com problemas de saúde mental não reconhecida, por isso o profissional precisa estar preparado para reconhecer e encaminhar para um processo adequado se preciso.

 

O QUE É PSICOLOGIA DO COACHING?

A psicologia do coaching (coaching psychology) é uma abordagem de coaching usada por psicólogos para trabalhar com clientes que não possuem queixas clínicas. É o uso de técnicas psicológicas para ajudar os coachees a alcançarem suas metas. Também chamada de coaching psicológico.

Os psicólogos trabalham como coaches há muito tempo, mas somente no ano 2000 a psicologia do coaching apareceu como uma subdisciplina na primeira pós graduação em psicologia do coaching na Universidade de Sidney. No ano de 2005 foi criada , na Universidade de Londres a unidade da psicologia do coaching (GRANT, 2006).

 

O COACHING PSICOLÓGICO É PARA QUALQUER PESSOA?

A resposta é não. O atendimento do coaching psicológico é com coachees(clientes) que não apresentam questões relacionadas a transtornos mentais. O coachee precisa estar apto a aguentar a pressão das metas propostas pelo coaching .

É necessário fazer uma avaliação inicial para verificar se o cliente está preparado para passar pelo processo de coaching neste momento ou se seria melhor encaminhá-lo para a psicoterapia.

 

E O QUE É COACHING COGNITIVO-COMPORTAMENTAL?

Cada psicólogo trabalha o coaching psicológico junto com a abordagem em psicologia na qual mais se identifica, como por exemplo a Gestalt-terapia, a psicanálise, analítica,  a centrada na pessoa, a análise do comportamento ,  cognitivo-comportamental entre outras.

O coaching cognitivo-comportamental usa os fundamentos da abordagem da terapia cognitivo-comportamental  orientadas para o aumento de recursos psicológicos para o alcance de metas específicas.

No coaching cognitivo-comportamental  é trabalhado o desbloqueio de pensamentos disfuncionais e caso seja preciso as crenças.

É  o uso de técnicas e ferramentas da abordagem cognitivo-comportamental em clientes não clínicos para trabalhar aumento de performance e alcance de metas.

 

Claudia Carraro

Psicóloga e Coach Cognitivo-Comportamental

CRP 06/52299-0

www.claudiacarraro.com.br

Fonte Consultada:

GRANT, M.A. Personal perspective on professional coaching and the development of coaching psycology. International Coaching Psychology Review, v.1, n.1, p.12-20, abr 2006.

Parecer da Ordem dos Psicólogos de Portugal-http://recursos.ordemdospsicologos.pt/files/artigos/parecer_opp_psicoterapia.pdf

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *