Terapia cognitivo-Comportamental em São José dos Campos

CategoriasBlog, TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL1 comentário em Terapia cognitivo-Comportamental em São José dos Campos1.063 visualizações

CONHEÇA A TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL

“Se pudermos reorientar nossos pensamentos e emoções e reorganizar nosso comportamento, então poderemos não só aprender a lidar com o sofrimento mais facilmente mas, sobretudo e em primeiro lugar, evitar que muito dele surja “. Dalai Lama

SURGIMENTO DA TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL

Aaron Beck foi o primeiro psicólogo que desenvolveu completamente teorias e métodos  para fazer a aplicação de intervenções cognitivas e comportamentais nos transtornos emocionais.

No inicio da década de 1960, Aaron T. Beck era professor assistente de psiquiatria da universidade da Pensilvânia.

Beck era psicanalista atuante  e começou seus estudos com pacientes deprimidos. O psicólogo observou em seus atendimentos que os pacientes deprimidos tinham pensamentos negativos sobre si, sobre o futuro e sobre os outros e mundo, o que chamou de tríade cognitiva. (Figura 1).

TRIADE COGNITIVA

No caso da depressão a pessoa tem uma visão negativa e pessimista sobre si mesmo, sobre o futuro , o mundo e as outras pessoas.

 

 

O QUE É  TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL?

O tratamento é baseado na conceituação de caso que é uma compreensão de cada paciente em relação aos seus padrões de comportamento.

O principal objetivo do terapeuta cognitivo-comportamental é promover a flexibilização cognitiva. Entende-se que não é a situação em si que causa a emoção negativa e sim o que se pensa sobre ela.

“Os homens não se perturbam pelas coisas que acontecem , mas sim pelas opiniões sobre as coisas que acontecem, mas sim pelas opiniões sobre as coisas” (Epitectus 1991, p.14)

O MODELO  COGNITIVO COMPORTAMENTAL

A terapia cognitivo-comportamental está baseada  no entendimento que a pessoa tem sobre a situação  influencia suas emoções, comportamentos e fisiologia.

 

 

 

 

 

 

 

Por exemplo, seu chefe te liga logo pela manhã antes de você sair de casa  e fala que precisa conversar sobre o projeto que você apresentou ontem.(Situação) , você fica ansioso para saber o que ele quer(Emoção) , você não toma café direito, distrai-se no trânsito , erra o caminho(Comportamento). Não é o evento que causou a emoção ou comportamento , e sim o que você pensou sobre ele. Meu chefe me ligou e disse que quer conversar sobre o projeto que apresentei ontem. Ele deve ter achado ruim, o projeto ficou péssimo, eu faço tudo errado mesmo, ele vai me demitir ( avaliação cognitiva).

A avaliação cognitiva, também é chamada de pensamentos automáticos . Pensamentos automáticos(PAs), são cognições que passam rapidamente pelas nossas mentes quando acontece uma situação ou lembrança. Quando eles aparecem distorcidos, são chamados de erros cognitivos. Os erros cognitivos são falhas na lógica dos pensamentos.

PRINCIPIOS DA TERAPIA  COGNITIVO COMPORTAMENTAL(TCC)

Existem 10 princípios da terapia cognitivo –comportamenta

1-A TCC está baseada na formulação de caso de cada paciente  em termos cognitivos.

É o entendimento da estrutura de pensamentos e comportamentos, dos fatores que influenciam na percepção e no desenvolvimento de padrões de comportamento.

 

2- A TCC requer aliança terapêutica sólida

O  terapeuta precisa demostrar interesse pelo paciente e estar totalmente disponível e o paciente precisa confiar no terapeuta para que se faça a aliança.

3- A TCC enfatiza a colaboração e a participação ativa

A terapia deve ser encarada como um trabalho em equipe . A participação ativa do paciente é fundamental para o sucesso do trabalho.

4- A TCC é orientada para objetivos e focada na resolução dos problemas

É estabelecido os problemas a serem resolvidos e juntos , paciente e terapeuta fazem estratégias de como resolver por meio de estabelecimento de objetivos.

5- A TCC enfatiza inicialmente o presente

Para alguns pacientes o tratamento enfatiza o foco nos problemas atuais e que são angustiantes para eles. Mas não significa que no processo terapêutico não se olhe para o passado, o que será necessário principalmente ao trabalhar com as crenças.

6- A TCC é educativa, tem como objetivo ensinar o paciente a ser seu próprio terapeuta e enfatiza a prevenção de recaída.

É trabalhada a psicoeducação tanto em relação aos transtornos mentais como em relação a própria terapia. A idéia é que o paciente consiga aplicar os princípios da terapia no seu dia a dia.

7- A TCC visa ser limitada no tempo.

Em alguns casos o objetivo do terapeuta é promover o alívio dos sintomas, ajudar o paciente a resolver seus problemas mais urgentes e ensinar habilidades para tratar de recaídas.

8- As sessões são estruturadas.

Na sessão existe uma parte introdutória , a definição colaborativa da agenda que será tratada na sessão, examinar os exercícios de casa e a parte final.

9- A TCC ensina os pacientes a identificar, avaliar e responder aos seus pensamentos e crenças disfuncionais.

O terapeuta ajuda o paciente a identificar e ter perspectivas mais realistas sobre a situação.

10-A TCC usa uma variedade de técnicas para mudar o pensamento, o humor e o comportamento.

Técnicas como Registro de Pensamentos disfuncional, questionamento socrático, descoberta guiada, técnica de resolução de problemas, treino de habilidades sociais são algumas técnicas usadas na TCC.

 

CRENÇAS

A TCC també trabalha as crenças intermediárias e as crenças centrais. As crenças intermediárias são regras, suposições e atitudes que influenciam o pensamento das pessoas . Em geral são afirmações como “se…então” (suposições)  e  eu deveria (regras).

As crenças centrais  são mais arraigadas e possuem três características distintas: desamparo, desamor e desvalor.

Para saber mais sobre crenças intermediárias e centrais CLIQUE AQUI

RESUMINDO

A TCC é uma terapia estruturada que ajuda o paciente a trabalhar seus pensamentos disfuncionais e crenças e  que foca na resolução de problemas. Porém , ela não é só um conjunto de técnicas . Para o tratamento dar certo é necessário que o terapeuta tenha uma competência teórica e prática  além do engajamento do paciente.

 

Claudia Carraro

Psicóloga Cognitivo-comportamental

Contatos pelo WhatsApp 12-99786-1802

Fontes consultadas:

BECK, J. S. Terapia Cognitivo-Comportamental: Teoria e prática. Porto Alegre: Artmed, 2013.

CARVALHO, A.V. Terapia cognitivo-comportamental na síndrome de burnout. Novo Hamburgo:Sinopsys, 2019.

WRIGHT, J. H; BASCO, M. R; THASEE, M. Aprendendo a terapia cognitivo-comportamental. PortoAlegre: Artmed, 2008.

 

 

Uma resposta para “Terapia cognitivo-Comportamental em São José dos Campos”

  1. Boa noite! Gostaria de saber se o curso de TCC seria um curso livre ou de formação e quais as implicações sobre um Profissional de outra área fazer? Há alguma lei ou resolução sobre o exercício?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *