Imagine um universitário que está desmotivado para ir às aulas da faculdade e quando esta lá , fica sentado em sua carteira olhando para a cara do professor com a cabeça em outra dimensão pensando o que realmente esta fazendo ali e se aquilo tudo vai levá-lo para algum lugar.
Imagine também que este mesmo universitário fica torcendo para que o professor não lhe faça nenhuma pergunta, pois ele não tem a menor ideia do que a disciplina trata. Não se envolve com os outros alunos, chega sempre atrasado, não entrega os trabalhos e tampouco tira nota suficiente para passar.
Não, este não é um mau aluno. Ele apenas escolheu mal o curso universitário e está confuso e por isso.
Caso você tenha se identificado com o relato acima, seguem algumas dicas que podem ajudar a resolver a situação.
1. NÃO DESISTA DO CURSO, AINDA!
Antes de pensar em desistir do curso tenha certeza que pesquisou e que conhece todas as possibilidades que essa carreira poderá lhe proporcionar. No início, as matérias são básicas e podem não fazer muito sentido. Pesquise sobre a carreira em sites especializados, converse com profissionais da área e com os professores, visite empresas para ver na prática o que faz o profissional.
2. NÃO ABANDONE O CURSO
Simplesmente abandonar o curso ou trancar a matrícula não trará alívio para as suas angústias, pelo contrário, o problema pode tornar-se maior, pois persistirá a dúvida sobre o que fazer depois. Antes de parar de frequentar a faculdade pare e repense.
3. PARE E REPENSE!
Repensar significa ir à busca do autoconhecimento, descobrir quais são seus interesses, habilidades e aptidões, repensar a carreira, escolher novamente a profissão. Caso necessário faça orientação profissional.
4. NÃO PERSISTA EM ALGO QUE TE FAZ INFELIZ
Tenha coragem de mudar, não fique parado esperando as coisas melhorarem. O tempo passa e quando chega ao final do curso fica mais difícil mudar.
5. VÁ ATRAS DAS POSSIBILIDADES
Ao repensar o curso e descobrir outra carreira a seguir verifique a possibilidade de transferência dentro da própria faculdade, caso não seja possível vá atrás de outros caminhos como outro ENEN ou Vestibular.
Claudia Carraro
CRP 06/52299-0
Psicóloga e Coach Especialista em Orientação de Carreiras
www.claudiacarraro.com.br
claudia@claudiacarraro.com.br