Eu tinha um professor que sempre me dizia: ” Claudia, na vida temos somente duas certezas, a que vamos morrer e a que vamos mudar, do resto não temos certeza de mais nada”. E isso faz muito tempo…
E com o passar dos anos constatei que realmente são duas verdades. Todo mundo morre e nossa vida muda, mesmo sem querer.
Mudamos pelo amor ou pela dor.
Pelo amor é quando a pessoa quer realmente mudar, planeja-se para isso, foca no que quer.
Pela dor é quando é quando é obrigada a mudar, quando acontece alguma coisa que não tem outro jeito senão mudar o rumo da situação.
Na animação da Pixar (Pular e Pular), o carneirinho se vê obrigado a mudar. Ele tinha uma lã muito bonita e chamativa e sabia sapatear. Mas depois de tosado ficou triste e rosado. Seguindo o conselho do amigo começou a pular. Antes não podia pular pois a lã era pesada.O carneirinho abriu-se para o novo, aceito sua nova condição e descobriu novas habilidades. E assim é também na vida.
Muitos só conseguem descobrir novas habilidades e competências depois que passam por uma dor e precisam mudar por necessidade.
Adoro essa animação, quem quiser conferir segue o link:
Grande abraço!
Claudia Carraro é psicóloga e coach de escolha, transição e desenvolvimento de carreiras . Trabalha com coaching ajudando pessoas que estão realizando a primeira escolha profissional e com adultos que estão redirecionando ou querem alavancar a carreira. Profissional da área de Recursos Humanos, palestrante e professora de pós-graduação.