A orientação vocacional é um campo de atividade dos cientistas sociais.Constitui um amplo campo de tarefas que abrange diagnóstico, investigação e solução dos problemas vocacionais.
Os teóricos da área de orientação profissional afirmam que a pessoa consegue escolher a profissão quando ela amadurece passando pelo desenvolvimento vocacional.
E o que é este desenvolvimento vocacional?
-Para fazer uma boa escolha profissional, o adolescente precisa ter acumulado muitas informações sobre si mesmo (através de autoconhecimento, sabendo quais são suas aptidões, habilidades e interesses) e sobre o ambiente (mercado de trabalho, perspectivas futuras das profissões, também conhecer as faculdades e cursos, conversar com profissionais).
O desenvolvimento vocacional é independente do amadurecimento físico, isto é,não é a idade o fator que fará o adolescente decidir a profissão que irá seguir e sim o amadurecimento vocacional que só será alcançado quando este adolescente passar pelo processo de amadurecimento. Isto explica porque às vezes a pessoa passou dos 20, 30 anos e ainda não decidiu qual profissão seguir.
Mas o que acontece na nossa sociedade é que o adolescente é obrigado a escolher muito cedo. Em uma idade onde esta passando por outros conflitos o que dificulta muito mais o processo da escolha.
Atualmente muitas escolas já exigem que o adolescente já saiba no primeiro ano do ensino médio pelo menos a área que quer seguir devido à separação das turmas em áreas. Portanto, o adolescente já começa a ter que definir, nestes casos específicos, a profissão com 13, 14 anos. Apesar de ser bem cedo para decidir algo tão importante na vida, se desde criança os pais incentivarem as crianças a prestarem atenção em suas habilidades, observarem as diversas profissões, quando chegar nesta idade os adolescentes já estarão amadurecidos vocacionalmente e poderão escolher com mais facilidade.
Claro que decidir com 13, 14 anos é cedo, mas obrigatoriamente, após o terceiro ano do ensino médio o adolescente precisa saber qual rumo seguir. A não ser que ele vá fazer cursinho pré-vestibular .
A partir do primeiro ano do ensino médio é um período bom para pensar na escolha profissional, só não aconselho deixar para o fim do terceiro ano, pois como a escolhe é um processo leva algum tempo e as vezes não dá tempo.
Claudia Carraro, psicóloga e coach especialista em orientação profissional e de carreira e desenvolvimento de liderança.