TREINO DE HABILIDADES SOCIAIS E TÉCNICAS DE COACHING PRESENTES NO FILME SNOOPY E CHARLIE BROWN PEANUTS
Dias atrás fui assistir o filme do Snoopy com minha filha e amei. Não só pela qualidade do filme mas porque, em uma análise mais profunda, consegui identificar questões relacionadas ao Treino de Habilidades Sociais e Coaching, dois assuntos que trabalho e sou apaixonada.
HABILIDADES SOCIAIS: Iniciar, manter e encerrar conversação com a garotinha nova.
O Charlie Brown acha-se um desastrado, mas é um garotinho muito especial. Apesar de ter muitos amigos, quando entra uma menina nova na escola ele tem dificuldade em apresentar-se. Neste momento começa a minha primeira análise.
Charlie Browne tem muitas outras habilidades sociais mas possui uma dificuldade em : iniciar, manter e encerrar conversação com a garotinha nova.
“ Um comportamento socialmente hábil é um conjunto de comportamento emitidos por um indivíduo em um contexto interpessoal que expressa sentimentos, atitudes, desejos, opiniões ou direito destes de modo adequado à situação” (Caballo, 1986 apud Caballo 2010.)
Iniciar, manter e encerrar conversação é uma habilidade social de comunicação.
De acordo com Del Prette e Del Prette(2001), algumas pessoas não conseguem ter sucesso ao iniciar uma conversação, e isto pode estar relacionado ao local, a disponibilidade da outra pessoa (do interlocutor) e a problemas da própria pessoa, como ansiedade.
Este era o caso do Charlie Brown, ele estava ansioso, não se achava capaz de chegar para conversar com a garotinha. Com o tempo, através de ações focadas no objetivo de conquistar a garota, ele consegue.
COACHING- IMAGENS MENTAIS
Charlie Brown queria chamar atenção da garota nova da escola, e por isso inscreve-se no concurso de dança.
Ele treina muito os passos da dança e também realiza uma técnica que no coaching chamamos de visualização guiada com o uso de imagens mentais. É uma técnica onde o coachee, guiado pelo coach imagina detalhes da situação futura em que quer ter sucesso, antecipa dificuldades e emoções e aprende a como lidar com elas.
A técnica dá certo, Charlie Brown tem sucesso na sua apresentação de dança.
E assim a vida de Charlie Brown segue, com muitos amigos e agora com uma nova conquista. E vamos esperar o próximo filme.
E vocês, assistiram? O que acharam? Alguma análise comportamental diferente?
Grande abraço
Claudia Carraro
Coach de carreira e Liderança
Desde criança que adoro o Charlie Brown, o Snooy é muitíssimo outros personagens de BD.
No fundo nunca deixei de ser criança, no bom sentido.
uma característica interessante desta BD é nso aparecerem adultos.
Estou no final de uma ação de formacso em Coaching e Comunicação e lembrei-me de procurar como BD e alguns filmes, séries de TV e/ou documentários podem ajudar-nos a tornarmos melhores oessias.
adorei o seu post.
Obrigada Max, gosto muito de analisar filmes . Sucesso em sua jornada. Abraços, Claudia