Final de ano: Aberto para balanço
Na virada do ano muitas promessas de mudanças são feitas. Como controlar as finanças, emagrecer, encontrar a cara metade, um novo emprego e tantas outras.
Para dar sorte, cada um faz o que pode, vale tudo! Pular sete ondas no mar fazendo para cada uma um pedido, comer lentilha, usar roupa branca, entre outras. Porém, muitas vezes o ano passa e as promessas não são cumpridas. E quando chega o fim do ano fica aquela sensação de fracasso, podendo se transformar em frustração. Para mudar esta situação devemos transformar essas promessas de virada de ano em metas, com objetivos e prazos bem definidos. É preciso escolher as atitudes certas para construir uma vida de sucesso e tranqüilidade. O passado não muda mais, podemos somente aprender com as ações passadas para construir o presente e mudar o futuro. O momento é agora, este é o último mês de 2010. Chegou a hora de fazer o balanço.
Você está satisfeito com o resultado que atingiu este ano?Das promessas que fez, qual conseguiu cumprir? Quais foram os momentos de alegria e tranqüilidade que teve? Quais foram as dificuldades e decepções? Passou de ano na escola? Passou no vestibular? Conseguiu o emprego que queria?Quantas pessoas importantes para sua rede de relacionamento profissional você conheceu e manteve contato?O que melhorou em sua vida profissional ou escolar e o que ainda precisa mudar? Reserve um tempo para refletir sobre estas questões. Anote as conclusões.
Depois de fazer o balanço do ano que passou, é hora de planejar como será em 2011. Não significa fazer mais uma lista de promessas, mas sim estabelecer metas. Como você vai escolher viver no ano que vem? Lembre-se é preciso construir oportunidades. Como quer estar o ano que vem em relação a escola, faculdade, família, amigos, relacionamento amoroso? Como vai cuidar da sua saúde física e emocional? Pretende desenvolver atividades de lazer, físicas e espirituais, ou mesmo trabalhos voluntários?
E em relação às questões profissionais? Como pretende passar no vestibular ou arrumar um emprego?Faça um plano de ação com metas alcançáveis, mensuráveis e que faça sentido para você. Faça um quadro e coloque quais serão as ações, os prazos e os investimentos necessários, como realizar estas ações e quem serão as pessoas que poderão ajudá-lo. E para quem vai ser vestibulando em 2011 as metas também precisam ser traçadas e elas serão atingidas com mais facilidade se o jovem tiver refletido e escolhido bem a profissão que quer seguir. Mas lembre-se, a escolha da profissão é um processo e não acontece em um dia, por isso não deixe para pensar nisto na hora de preencher a inscrição para o vestibular.
É importante também saber que estas metas podem ser ajustadas ou sofrerem algumas mudanças durante o percurso. Se depois de estabelecidas todas as metas e souber aonde exatamente quer chegar ao próximo ano, quem quiser usar roupa branca, comer lentilha ou pular ondas, tudo bem, afinal, uma força extra sempre é bem vinda.
Claudia Carraro
Orientadora Profissional e Coach de Carreiras