Networking – A arte de conquistar pessoas-São José dos Campos

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Networking é a arte de fazer e manter uma rede sólida de relacionamentos com pessoas que irão te ajudar, indicar, apoiar em questões relacionadas a carreira e trabalho. Infelizmente tem muitas pessoas que só se lembram de fazer e manter networking quando estão precisando ou quando perdem o emprego por exemplo. Existem pessoas que enquanto estão no “topo”, com seus cargos de diretores e gerentes estampados em seus crachás e cartões de visitas  desprezam os outros “pobres mortais” que não(ainda) possuem  o mesmo título. Digo ainda porque já vi muitos “anônimos e sem títulos” tornarem-se chefes daqueles que um dia os desprezaram.

Fazer networking é contribuir com as pessoas, primeiro você oferece ajuda para um dia , quando precisar, pedir e não ao contrário.

Por outro lado muitos profissionais que ocupam cargos importantes ficam totalmente frustrados, tristes e até revoltados quando percebem que “alguns amigos” afastam-se ou até mesmo desprezam-o quando este perde o emprego, isto é enquanto era diretor ou gerente era bem tratado,bajulado, convidado para festas, badalação, ganhava presentes e quando perdem o emprego, os amigos e contatos simplesmente desaparecem.Triste constatação!

Enfim , fazer e manter networking deve acontecer durante toda a vida. Atualmente está muito mais fácil manter contato com as pessoas, através das redes sociais , eventos corporativos, etc. Todos podem ser clientes ou empregadores em potencial, agora ou no futuro. Ah, e usar rede social  não significa lotar a caixa de mensagens do outro com bobagens, propagandas e correntes, isso ao contrário só atrapalha.

Claudia Carraro

Abaixo a definição de Networking por Max Gehringer que eu achei fantástica!

DEFINIÇÃO DE NETWORKING – Por Max Gehringer

Existem cinco estágios em uma carreira:

O primeiro estágio é aquele em que um funcionário precisa usar crachá,
porque quase ninguém na empresa sabe o nome dele.

No segundo estágio, o funcionário começa a ficar conhecido dentro da
empresa e seu sobrenome passa a ser o nome do departamento em que
trabalha… Por exemplo, “José” de contas a pagar.

No terceiro estágio, o funcionário passa a ser conhecido fora da
empresa e o nome da empresa se transforma em sobrenome. José da Usina
tal.

No quarto estágio, é acrescentado um título hierárquico ao nome dele:
José, Gerente da Usina tal.

Finalmente, no quinto estágio, vem a distinção definitiva. Pessoas que
mal conhecem o José passam a se referir a ele como ‘o meu amigo José,
Gerente da usina tal’.

Esse é o momento em que uma pessoa se torna, mesmo contra sua vontade,
em ‘amigo profissional’.

Existem algumas diferenças entre um amigo que é amigo e um amigo profissional:

Amigos que são amigos trocam sentimentos.

Amigos profissionais trocam cartões de visita.

Uma amizade dura para sempre.

Uma amizade profissional é uma relação de curto prazo e dura apenas
enquanto um estiver sendo útil ao outro.

Amigos de verdade perguntam se podem ajudar. Amigos profissionais
solicitam favores. Amigos de verdade estão no coração.

Amigos profissionais estão em uma planilha.

É bom ter uma penca de amigos profissionais.

É isso que, hoje, chamamos networking, um círculo de relacionamentos
puramente profissional. Mas é bom não confundir uma coisa com a outra.

Amigos profissionais são necessários. Amigos de verdade, indispensáveis.

Imagine você um dia descobrir que tinha bem mais amigos do seu cargo
do que da sua pessoa!

Algum dia (e esse dia chega rápido), os únicos amigos com quem
poderemos contar serão aqueles poucos que fizemos quando amizade era
coisa de amadores.

Por isso preservem as amizades verdadeiras porque os amigos da tua
posição desaparecerão, os amigos da sua pessoa permanecerão do teu
lado.

“No mundo sempre existirão pessoas que vão te amar pelo que você é, e
outras que vão te odiar pelo mesmo motivo.

Acostume-se… ”

Max Gehringer

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