LEADERSHIP COACHING é um processo estruturado que utiliza modelos e técnicas de mudanças comportamentais e assessora o líder a identificar suas necessidades de mudanças pessoais e comportamentais, desenvolver competências e habilidades, alavancar a performance, melhorar o relacionamento com a equipe, etc. O objetivo do processo também é fazer com que as mudanças e progressos atingidos no coaching sejam implantados e utilizados no ambiente de trabalho. Para que o processo de leadership coaching tenha sucesso é necessário que as expectativas e os objetivos do processo estejam claros para todas as partes envolvidas -empresa, coachee e coach. A seguir algumas armadilhas que podem atrapalhar o sucesso do processo de coaching para lideranças dentro de uma empresa:
1-PROMESSAS MILAGROSAS
Acreditar que todos os problemas comportamentais têm soluções simples e rápida é uma grande ilusão. Mudar leva tempo e requer muito comprometimento, força de vontade e paciência. Para que não tenha expectativas irreais e milagrosas em relação ao processo de coaching, quem deseja mudar algum aspecto relacionado ao comportamento, precisa entender que a mudança é um processo e que tem seu tempo de maturação. Outra expectativa irreal do processo de coaching é querer mudar vários comportamentos ao mesmo tempo. A mudança deve ser dividida em passos e trabalhar um passo de cada vez. Para que os resultados do processo sejam atingíveis e realistas o coachee deve discutir as expectativas com o coach, pois mesmo que o processo de coaching seja bem sucedido e haja a mudança de comportamento, isso não levará o coachee automaticamente a uma recompensa ou sucesso na vida pessoal ou profissional.
2-NÃO COMPROMETIMENTO DO COACHEE
Quando o objetivo do processo de coaching não fica claro para o coachee, o processo pode ficar totalmente prejudicado. Sem um comprometimento real do coachee, o processo de coaching está condenado ao fracasso. O coachee pode não se comprometer, por exemplo, por não entender a razão de ele ter que passar pelo processo ou entender como castigo. O colaborador pode sentir-se ressentido não entendendo os verdadeiros motivos do processo de coaching que a empresa está oferecendo para ele, e transformar os encontros em um jogo, fingindo passar pelas situações sem investir qualquer esforço para promover as mudanças, culpando o coach pelo fracasso no processo.
3-AUTO-PROTEÇÃO DO COACHEE
O coachee pode entender a recomendação para o processo de coaching de forma negativa e ficar com medo e não se entregar, não se envolvendo ou colocando como metas comportamentos fáceis de serem mudados para dar uma falsa impressão de sucesso no processo. A empresa que deseja implantar um processo de leadership coaching para seus líderes precisa entender o processo e fazer uma sensibilização com os envolvidos para que não haja falsas expectativas, contaminando assim todo processo.
Claudia Carraro Executive Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching. www.claudiacarraro.com.br claudia@claudiacarraro.com.br