ANSIEDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO
Segundo a OMS(Organização Mundial de Saúde) o Brasil é o país mais ansioso do mundo . São 18,6 milhões de pessoas que convivem com o transtorno em 2019.
Mas como saber se a ansiedade é realmente um transtorno ou é transitória?
Existem dois conceitos diferentes sobre ansiedade:
ANSIEDADE-ESTADO
É a ansiedade que aparece em um momento específico, como por exemplo, na véspera de um teste ou uma prova, ou do casamento, ou diante de um evento novo no trabalho . Um a situação pontual. É quando a pessoa sente-se nervosa, perturbada, nervosa diante de uma situação transitória.
ANSIEDADE-TRAÇO
É a ansiedade que tem uma característica mais duradoura, onde a pessoa responde de forma ansiosa a várias situações da vida. A pessoa interpreta muitas situações como estressoras, em casa, no trabalho , amigos e relacionamentos. Não é pontual, independe de lugar e tempo. É quando a pessoa é preocupada demais com as situações, instável, tem muita vontade de chorar diante de muitas situações.
A ansiedade se torna um problema quando a intensidade é muito forte durante muito tempo ou atrapalha o dia a dia da pessoa.
E será que existe ansiedade boa?
Ansiedade pode ser considerada um sentimento normal diante de alguma situação boa que vai acontecer. Minha filha na véspera do Natal fica muito ansiosa para chegar logo a entrega dos presentes. Lógico, até eu né!
Na véspera do meu casamento eu fiquei tão ansiosa que não dormia, minhas amigas tiveram que aplicar reiki em mim.
São todos eventos positivos, é uma ansiedade boa.
A ansiedade também, quando bem controlada nos faz ter energia para seguir em um projeto até o fim. Sabe aquela vontade de ver o final.
Então existe ansiedade boa sim, porém quando ela é muito forte e atrapalha a vida é preciso ficar atenta e verificar se já não virou algo que precisa ser tratado.
ANSIEDADE NO AMBIENTE PROFISSIONAL
Existem 3 tipos de ansiedade comuns no ambiente profissional
1)Ansiedade generalizada: preocupação excessiva, ocorrendo na maioria dos dias. A pessoa considera difícil controlar a preocupação. Dificuldade de concentração. Tensão muscular , perturbação do sono , entre outros
2)Pânico: medo de morrer, medo de enlouquecer, sensação de desmaio, vertigem. Náusea ou desconforto abdominal, entre outros.
3)Ansiedade social(Fobia social) : as situações sociais provocam medo e ansiedade. Medo de situações na qual vai ser avaliada. Evita situações sociais. O medo e ansiedade são desproporcionais as situações sociais apresentadas.
Ansiedade pode ser um transtorno e precisa de tratamento adequado que muitas vezes, dependendo do grau inclui medicação e terapia. Claro que tem outros tratamentos alternativos , acredito em alguns, mas se a pessoa está com uma ansiedade de moderada a grave precisa consultar um médico psiquiatra e fazer terapia com psicólogo terapia com psicólogo.
A psicoterapia cognitivo-comportamental é um tipo de terapia muito indicada para ansiedade.
Fonte: DSM-V
Claudia Carraro
Psicóloga -CRP 0652299-0