O QUE É TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL?
O tratamento é baseado na conceituação de caso que é uma compreensão de cada paciente em relação aos seus padrões de comportamento.
O principal objetivo do terapeuta cognitivo-comportamental é promover a flexibilização cognitiva. Entende-se que não é a situação em si que causa a emoção negativa e sim o que se pensa sobre ela.
O MODELO COGNITIVO COMPORTAMENTAL
A terapia cognitivo-comportamental está baseada no entendimento que a pessoa tem sobre a situação influencia suas emoções, comportamentos e fisiologia.
TRABALHANDO OS ERROS COGNITIVOS
A avaliação cognitiva, também é chamada de pensamentos automáticos . Pensamentos automáticos(PAs), são cognições que passam rapidamente pelas nossas mentes quando acontece uma situação ou lembrança. Quando eles aparecem distorcidos, são chamados de erros cognitivos. Os erros cognitivos são falhas na lógica dos pensamentos.
Existem 17 tipos de erros cognitivos, abaixo alguns exemplos:
EXEMPLOS DE ERROS COGNITIVOS
🟦Adivinhação do futuro: faz previsão do futuro, pensando nos perigos e como as coisas vão piorar.
🟦Catastrofização: a pessoa acha que o que aconteceu ou vai acontecer é tão terrível que não será capaz de aguentar.
🟦Generalização: a pessoa generaliza para todas as situações um único evento negativo.
🟦Baixa tolerância a frustração: a pessoa supõe que o erro e a decepção será intolerável.
🟦Necessidade de ter o controle: a pessoa tem a falsa sensação que se preocupar fará com que esteja no controle das situações.
PRINCIPIOS DA TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL(TCC)
Existem 10 princípios da terapia cognitivo –comportamenta
1-A TCC está baseada na formulação de caso de cada paciente em termos cognitivos.
É o entendimento da estrutura de pensamentos e comportamentos, dos fatores que influenciam na percepção e no desenvolvimento de padrões de comportamento.
2- A TCC requer aliança terapêutica sólida
O terapeuta precisa demostrar interesse pelo paciente e estar totalmente disponível e o paciente precisa confiar no terapeuta para que se faça a aliança.
3- A TCC enfatiza a colaboração e a participação ativa
A terapia deve ser encarada como um trabalho em equipe . A participação ativa do paciente é fundamental para o sucesso do trabalho.
4- A TCC é orientada para objetivos e focada na resolução dos problemas
É estabelecido os problemas a serem resolvidos e juntos , paciente e terapeuta fazem estratégias de como resolver por meio de estabelecimento de objetivos.
5- A TCC enfatiza inicialmente o presente
Para alguns pacientes o tratamento enfatiza o foco nos problemas atuais e que são angustiantes para eles. Mas não significa que no processo terapêutico não se olhe para o passado, o que será necessário principalmente ao trabalhar com as crenças.
6- A TCC é educativa, tem como objetivo ensinar o paciente a ser seu próprio terapeuta e enfatiza a prevenção de recaída.
É trabalhada a psicoeducação tanto em relação aos transtornos mentais como em relação a própria terapia. A ideia é que o paciente consiga aplicar os princípios da terapia no seu dia a dia.
7- A TCC visa ser limitada no tempo.
Em alguns casos o objetivo do terapeuta é promover o alívio dos sintomas, ajudar o paciente a resolver seus problemas mais urgentes e ensinar habilidades para tratar de recaídas.
8- As sessões são estruturadas.
Na sessão existe uma parte introdutória , a definição colaborativa da agenda que será tratada na sessão, examinar os exercícios de casa e a parte final.
9- A TCC ensina os pacientes a identificar, avaliar e responder aos seus pensamentos e crenças disfuncionais.
O terapeuta ajuda o paciente a identificar e ter perspectivas mais realistas sobre a situação.
10-A TCC usa uma variedade de técnicas para mudar o pensamento, o humor e o comportamento.
Técnicas como Registro de Pensamentos disfuncional, questionamento socrático, descoberta guiada, técnica de resolução de problemas, treino de habilidades sociais são algumas técnicas usadas na TCC.
A TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL TRABALHA COM VÁRIOS TRANSTORNOS PSICOLÓGICOS , MAS TAMBÉM TRABALHA COM PESSOAS QUE NÃO POSSUEM TRANSTORNOS E QUE QUEREM AUMENTAR A PERFORMANCE.
RESUMINDO
A TCC é uma terapia estruturada que ajuda o paciente a trabalhar seus pensamentos disfuncionais e crenças e que foca na resolução de problemas. Porém , ela não é só um conjunto de técnicas . Para o tratamento dar certo é necessário que o terapeuta tenha uma competência teórica e prática além do engajamento do paciente.
AQUI VOCÊ ENCONTRA TRATAMENTO ESPECIALIZADO PARA:
- Ansiedade generalizada;
- Ansiedade Social;
- Síndrome do pânico;
- Depressão;
- Estresse;
- Burnout;
- Conflitos interpessoais;
- Conflitos no trabalho;
- Insatisfação na carreira
- Problemas acadêmicos
- Traumas.
PRINCIPAIS DÚVIDAS:
Número de sessões: o processo terapêutico acontece baseado nas metas de tratamento que o psicólogo e paciente estabelecem juntos. Portanto não falamos em número de sessões e sim resultados alcançados.
Valor da sessão: posso falar diretamente com você em relação à valores e condições de pagamento. Entre em contato comigo
On-line ou presencial: O atendimento presencial é feito em São José dos Campos e o on-line para todo Brasil e brasileiros que moram fora do país.
Para saber mais entre em contato comigo através do WhatsApp 12-997861802 ou entre no link disponível no site.
PSICÓLOGA RESPONSÁVEL
Claudia Carraro– Mestre em gestão, especialista em terapia cognitivo-comportamental e orientação de carreira.
Mais informações : Clique aqui
Fontes consultadas:
BECK, J. S. Terapia Cognitivo-Comportamental: Teoria e prática. Porto Alegre: Artmed, 2013.
CARVALHO, A.V. Terapia cognitivo-comportamental na síndrome de burnout. Novo Hamburgo:Sinopsys, 2019.
WRIGHT, J. H; BASCO, M. R; THASEE, M. Aprendendo a terapia cognitivo-comportamental. PortoAlegre: Artmed, 2008.