Sumário
Você sabia que no Brasil o número de alunos universitários que abandonaram a faculdade em 2019 foi de 31%, segundo o Inep.
Causas da evasão universitária
Uma das causas para o alto índice de evasão apontada pelos universitários, foi a vontade de trocar de curso. E uma das causas deste problema pode ser a má escolha profissional.
E por que isto acontece?
Certamente que você , assim como todos, está em busca da felicidade, e quer ser feliz com futuro trabalho. Existe uma ideia que para ser feliz tem que ter muitas opções para escolher e ter liberdade de escolha
Mas será mesmo?
Quanto mais liberdade você tem , mais escolhas irá ter que fazer , e quanto mais escolhas, mais decisões terá que tomar.
O paradoxo da escolha
Com mais decisões para tomar, a vida fica mais complexa, aumentado a insatisfação e consequentemente a infelicidade, formando-se assim um paradoxo.
O psicólogo Barry Schwartz chama de O paradoxo da escolha, esses momentos em que se tem uma grande quantidade de opções para escolher , e em vez de ficar mais fácil, a escolha se torna mais difícil. Schwartz escreveu o livro, O Paradoxo da Escolha , onde ele trata que ter várias opções de escolha acaba gerando ansiedade.
O estudo das geleias
Imagem: Canva
Esta teoria pode ser comprovada pelo estudo das geleias. O estudo das geleias foi realizado pelos psicólogos Sheena Iyengar e Mark Lepper, e teve como objetivo mostrar como a quantidade de alternativas a disposição de um produto afeta diretamente a escolha das pessoas.
O experimento foi realizado em um supermercado e teve duas etapas:
Na primeira etapa montaram uma prateleira com 24 tipos de geleias, onde os consumidores podiam provar e eventualmente comprar . Na segunda etapa fizeram o mesmo experimento, porém com somente 6 tipos de geleias.
Apesar do número maior de sabores de geleias ter atraído um número maior de consumidores , apenas 3% das pessoas compraram as geleias quando os 24 sabores foram apresentados . E quando foram apresentados os 6 sabores, 30% dos consumidores compraram . Com mais opções, a escolha ficou mais difícil, e para não gerar arrependimento decidiram não comprar, e ai está o paradoxo, oferecer mais opções, gerou menos vendas.
Os sabores de sorvete e escolha
Imagem: Canva
Agora vou dar outro exemplo de escolha.
Quando eu era criança e queria tomar sorvete, ia até uma padaria perto da minha casa que tinha somente 5 sabores: morango, chocolate, creme, flocos e ameixa. Eu sempre escolhia morango ou chocolate, pois não gostava dos outros, era fácil escolher.
Atualmente, quando vou a uma sorveteria , existem mais de 80 sabores de sorvete para escolher, fora as combinações. Fica muito mais difícil fazer a escolha, do que quando só tinha 5 sabores. Com tantas opções, sempre dá a impressão que poderia ter escolhido um outro sabor mais gostoso.
A difícil tarefa de escolher a profissão
Imagem:Canva
Bom , esta dificuldade de escolher acontece também com a escolha da profissão. Há 50 anos não tinham muitas opções de faculdade para escolher. Mas atualmente, no Brasil existem mais de 80 cursos de nível superior , fora os cursos técnico, tecnólogos e as ocupações derivadas deles.
Por isso, a escolha da profissão causa tanta angústia. Se por um lado tem-se a liberdade de escolher , por outro esta grande quantidade de opções causa o paradoxo da escolha.
A angustia da escolha
Imagem: Canva
Devido a esta dificuldade, alguns jovens acabam por resolver fazer um curso no qual tem pouca informação ou se quer sabe se gosta ou não.
As consequências disso pode ser desde o abandono do curso até se formar em algo que não gosta e jamais exercer a profissão, ou até mesmo trabalhar em algo que não traz felicidade.
A solução para a dificuldade de escolher a profissão
Programa A.V.A.N.T.E de escolha da profissão
A solução para este problema é a orientação profissional. E a melhor forma de fazer isso é por meio do programa A.V.A.N.T.E de escolha profissional , que é um processo estruturado e focado na escolha e que acontece em 6 etapas:
A. autoconhecimento, onde por meio de entrevista e testes você pode se conhecer;
V. validação das bases para a escolha onde por meio de jogos você conhece seus interesses e habilidades;
A. análise da realidade profissional;
N. nichos mercadológicos e educacionais;
T. tomada de decisão;
E. encerramento e devolutiva.
Não deixe o tempo passar, busque ajuda para escolher e fazer um planejamento profissional.
Chega de dúvidas, chega de angústia na hora de escolher a profissão. Entre em contato comigo para marcar sua orientação profissional por meio do WhatsApp. (12) 9.9786-1802