A insatisfação que causa doença- quando a carreira adoece

CategoriasBlogNenhum comentário em A insatisfação que causa doença- quando a carreira adoece318 visualizações

Sumário

INSATISFAÇÃO NA CARREIRA

Muitas pessoas estão insatisfeitas com o trabalho ou com emprego atual. Ao procurar pesquisas no google existem vários dados com números diferentes , mas que mostram claramente o alto nível de insatisfação dos brasileiros.

Grandes mudanças ocorreram  no mundo do trabalho ultimamente, portanto  o desemprego, as consequências da pandemia e a insatisfação com a carreira só pioram o quadro de insatisfação.

A INSATISFAÇÃO QUE CAUSA DOENÇA

É difícil ter motivação para ser engajado no trabalho não gostando do que faz, principalmente porque a pressão tende a aumentar e com isso altos níveis de  BURNOUT tem afetado os trabalhadores brasileiros.

O BURNOUT é um estresse que acontece no mundo corporativo, por isso é facilitador de doenças como depressão e ansiedade.

O BURNOUT causa :

-Exaustão emocional , que é caracterizado pelo desgaste emocional, baixa energia e cansaço constante.

-Cinismo que se evidencia pelo desinteresse pelos outros colegas e clientes , acomodação e distanciamento emocional;

Ineficácia que acontece quando há a redução da autoestima , queda da capacidade produtiva e insatisfação com a carreira

E o que isso tem a ver com transição e redirecionamento de carreira?

Vou explicar!

Quando alguém me procura falando que quer trocar de profissão, pois está desmotivado e infeliz eu tenho que ser muito criteriosa, pois primeiro precisamos saber se é mesmo a profissão que precisa ser trocada ou o problema está no local de trabalho.

Portanto,  precisamos identificar se a pessoa está passando por estresse ou está em com BURNOUT, pois este tem sintomas que confunde- se com a insatisfação na carreira, nos aspectos da ineficácia como citado acima.

E atenção, muitas vezes é um trabalho psicoterápico que vai resolver, ou um treino de controle do estresse, nem todos os clientes são indicados para o programa de orientação e redirecionamento de carreira  e isso é o psicólogo que precisa saber.

Por isso uma consulta inicial é totalmente necessária.

Mas , mesmo estando sofrendo com o burnout , o programa de transição e orientação de carreira é adequado, pois ele se adequa a cada cliente levando em conta suas necessidades.

CONHEÇA O PROGRAMA DE TRANSIÇÃO E REDIRECIONAMENTO DE CARREIRA

Bom, de qualquer maneira mudar ou transitar de carreira requer disciplina e investimento, ou seja, costumo dizer que a pessoa precisa fazer é  M.O.V.I.M.E.N.T.A.R a carreira. Vou usar um acróstico desta palavra para mostrar o método que uso para orientar e redirecionar a carreira.

É o método O.P.A, que ajuda o cliente a se conhecer, planejar e entrar em ação. E por meio do programa M.O.V.I.M.E.N.T.A.R ajuda o cliente a encontrar uma profissão ou trabalho que o faça feliz.

Abaixo as etapas do programa:

 

  1. Meta- estabelecer a meta do tratamento
  2. Olhar para dentro- autoconhecimento(Testes e Assessments)
  3. Valores- Análise dos valores
  4. Interesses- Levantamento dos Interesses
  5. Mercado de trabalho- Pesquisa de mercado
  6. Estudos- O que e onde estudar?
  7. Networking- Fazer uma rede de relacionamento
  8. Tomada de decisão- Escolher o rumo que quer tomar
  9. Ação- Entrar em ação
  10. Resultado- Colher os frutos da mudança

CONHEÇA UM CASO DE SUCESSO

Vou compartilhar com vocês um caso onde tivemos sucesso e alcançamos a meta proposta no início do processo.

É a história da Alcimar

A meta de tratamento dela era esclarecer a questão profissional e decidir se ia ou não continuar no trabalho atual ou fazer uma transição para outra profissão.

A seguir o depoimento que ela deu após o trabalho ser concluído.

TRABALHO CONCLUIDO COM SUCESSO

“Alcancei minha meta inicial que era romper um laço firme – queria decidir sair ou permanecer funcionária pública efetiva no cargo, com conforto psicológico. Queria tomar uma decisão e estar confortável com ela, atingi o objetivo. Sai do cargo mudei de atividade. Optei pelo trabalho de empresária/artesã de tapetes de tear!!!! Agradeço a Cláudia por me apoiar e me ajudar a descobrir que de fato eu não era obrigada permanecer imóvel !“

 DEPOIMENTO SOBRE O ATENDIMENTO ONLINE

Imagem:Pexels

 

O trabalho foi feito 100% online. Veja o depoimento que ela deu sobre esse tipo de modalidade de atendimento

 

“Fazer terapia on-line no que se refere aos resultados é idêntico ao presencial. Mas os benefícios da modalidade são vários: economia de tempo e recursos financeiros, uma vez que não de gasta tempo nem dinheiro com a locomoção. Pontualidade, comodidade e conforto. È mais fácil ser pontual, cômodo por ser em casa e confortável rsrs nem precisa trocar a roupa – só ajeitar o cabelo rsrsr para não assustar a terapeuta!!!!!”

“Versatilidade, caso esteja fora de casa poderá entrar na sessão da mesma maneira de onde (localidade) quer que esteja. “

Nossas sessões além de tudo eram muito divertidas, dá para perceber pela fala dela.

E ela ainda conta como me achou. Ela não me conhecia e nem foi indicação.

 

“Achei a Claudia pela internet (busca) eu resolvi procurar alguém com o tratamento em uma linha de trabalho que eu escolhi, quando encontrei o nome dela li seu perfil, achei incrível e olhando a foto – pensei acho que vai ser ela …. Rsrsrs mas foi no nosso primeiro contato que tive a certeza que havia encontrado alguém que me ajudaria. Gratidão.”

 

 Foi realmente um trabalho incrível, pois,  nos meses de convivência aprendi muita coisa com ela também.

No entanto , o processo não foi fácil. Deixar um trabalho que se tem segurança financeira é muito difícil. Não acreditem se falarem que é simples.

Se você também esta em dúvida sobre o rumo da sua profissão, ou esta se sentindo infeliz, conheça o programa de orientação profissional.

Entre em contato pelo whatsapp (12)99786-1802

Atendimento online e presencial em São José dos Campos

Claudia Carraro- Psicóloga

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *