A PRIMEIRA IMPRESSÃO É A QUE FICA
Apesar do mercado de trabalho brasileiro está aquecido, ainda temos uma grande concorrência e são muitos candidatos concorrendo a uma mesma vaga. A primeira coisa que um profissional precisa ter em mãos para concorrer a uma nova vaga de emprego é o currículo atualizado e bem elaborado.
O currículo é um dos principais instrumentos quando se trata de transição de carreira. É um documento que apresenta informações sobre a vida profissional do candidato. Ele deve estar muito bem elaborado, pois o selecionador estará analisando não somente a experiência profissional, mas também a organização e a linguagem de apresentação.
O currículo, de preferência, deve ser apresentado em somente duas folhas. Os detalhes devem ser deixados para a entrevista.
As fontes mais utilizadas são as profissionais como, por exemplo, Times New Roman, Arial, Calibri e a Verdana, com tamanho mínimo nove e máximo doze. A cor da fonte deve ser de preferencia preta, podendo também ser usada a cinza escura. As margens não devem ser nem muito estreitas, nem muito largas. Muita atenção às regras da língua portuguesa, erros de gramática pode colocar tudo a perder, mesmo em um currículo recheado de boas experiências.
Os principais erros observados por headhunters nos currículos são: falta de objetividade; erros de português; informações falsas; colocar foto sem ser exigido; acrescentar número de documentos; indicar objetivo diferente ao que foi pedido na vaga ou que não condiz com a experiência; fontes e cores diferentes na formatação do documento; folhas coloridas, citar viagens culturais ou passeio; informar e-mail ou telefone errado; dar telefone para recado ou referência de alguém que não o conhece.
Também não se deve colocar no currículo termos que descrevam comportamento ou competências como, por exemplo, dinamismo, liderança, perfeccionismo, etc. Essas informações só ocupam espaço e não agregam valor. As competências e comportamentos serão verificados pelo selecionador através da entrevista por competências, dinâmica de grupo e testes psicológicos.
O currículo deve conter em primeiro lugar os dados pessoais, como nome completo, nacionalidade, estado civil, idade, bairro, cidade, telefone fixo e celular e e-mail. Logo em seguida vem o objetivo, isto é, a área ou vaga que o candidato está interessado. O resumo das qualificações é uma síntese das experiências. Após o resumo das qualificações vem a formação acadêmica, que deve conter o nome do curso, a escola e o ano de conclusão, iniciando pelo mais recente. Na sequência são colocadas as experiências profissionais, contendo o nome da empresa, área, cidade, número de funcionários e também o período e a função desempenhada. Aqui também devem ser colocados os principais resultados alcançados. Finalizando, colocar idiomas, informática e cursos.
O importante é jamais mentir no currículo, pois papel aceita tudo, mas pode ter certeza que os selecionadores vão verificar se o que foi colocado ali é realmente verdade , através da entrevista pessoal ou checando referências. E mais, não coloque “inglês fluente” ou outro idioma se não for verdade, pois isso pode colocar o candidato em uma situação constrangedora, pois são vários os selecionadores que passam a entrevista para o idioma que o candidato indicou que possui fluência.
O currículo é a primeira impressão que um headhunter tem do candidato, e como diz o ditado, a primeira impressão é que fica. Quem quer ter boas chances no mercado de trabalho precisa sempre causar uma excelente primeira impressão.
Boa sorte!
Claudia Carraro
Psicóloga, especialista em Orientação Profissional e Coach de Carreira e Liderança
contato:claudia@claudiacarraro.com.br