Filme: CLICK
Direção: Frank Coraci
Produtora: Columbia Pictures
Sinopse: Michael Newman (Adam Sandler) é um arquiteto workaholic que descobre um controle remoto universal. Em vez de controlar objetos eletrônicos, o objeto é capaz de controlar as situações em sua vida. Os problemas acontecem quando o objeto começa a controlar também as escolhas de Michael.
CENAS DE FILME PARA TREINAMENTO
Assuntos: TRABALHO E SUCESSO PROFISSIONAL
CENA – cena em que o personagem de Sandler pede para seu chefe uma promoção, e em vários momentos do filme o personagem da mais atenção a carreira do que a família.
SUGESTÃO PARA ANÁLISE: O personagem de Sandler persegue insistentemente o sucesso profissional. Não se trata, segundo o arquiteto vivido pelo ator, de chegar ao topo apenas por valorização pessoal, como uma forma de inflar o próprio ego, como acontece com tanta gente que conhecemos. O que ele busca realmente é valorização profissional e, como conseqüência disso, mais e melhores rendimentos. Sacrifica dessa maneira o tempo matando-se de trabalhar e estando ausente da vida familiar mesmo quando está em casa.
O que o filme “Click” traz a tona é a preocupação que devemos ter quanto ao que nos move ao trabalho, a produção, ao sucesso em nossas carreiras… E é nesse ínterim que surge a imagem forte e consolidada da família (tão desgastada nessa nossa época em que tudo é descartável) como sendo o principal motivo de todo e qualquer trabalho que seja desenvolvido por alguém.
ASSUNTO: RELAÇÕES FAMILIARES
CENA – cena em que sua mulher reclama de suas atitudes, enquanto ele trabalha.
SUGESTÃO PARA ANÁLISE: Você não tem tempo para seus filhos? Já não dispensa a mesma atenção a seu cônjuge? Liga pouco ou quase nunca para seus pais? Esqueceu-se dos irmãos? Não visita tios ou avós há um longo período? E sempre se desculpa dizendo que não há tempo disponível para isso já que tem que se dedicar à carreira e ao sucesso dos empreendimentos em que está envolvido. Família é a mais importante instituição humana. É em nossas casas que encontramos a segurança, o carinho, o apoio, a paz e o amor que precisamos.
ASSUNTO: RELAÇÕES PAI/FILHO
CENA- CENA EM QUE PERCEBE QUE O FILHO ESTÁ SEGUINDO SEUS PASSOS RELAÇÃO PAI/FILHO
SUGESTÃO PARA ANÁLISE: Internado muito doente recebe a visita de seu filho dentre outras pessoas, percebe então que o filho está seguindo o mesmo destino, que após o casamento está indo a uma viagem de negócios e não à lua de mel. Michel desvencilha-se dos equipamentos médicos e sai correndo a procura do filho cai na rua gritando pelo seu rapaz, sob os cuidados do filho, no momento final de sua vida deixa a mensagem principal do filme de que a família é mais importante.
ASSUNTO: MOTIVAÇÃO
CENA: NO FINAL DO FILME, O PERSONAGEM TEM A INTENÇÃO CONCRETA DE QUE QUER RETORMAR AO COMEÇO E MUDAR SUAS ATITUDES, TRANSFORMADO TODA SUA HISTORIA DE VIDA.
SUGESTÃO PARA ANÁLISE: É preciso ver o filme com entendimento e criticidade, visto que a mensagem trabalhada no filme não é de desvalorização do trabalho e muito menos da desvalorização da busca da excelência profissional, mas sim de que se faz necessário buscar um equilíbrio entre a excelência profissional e a excelência do convívio familiar. Ao homem do século XXI é imprescindível compreender o que realmente é importante. Não viva para trabalhar, trabalhe para viver, mas trabalhe com muita responsabilidade e compromisso com a empresa, utilize bem o tempo de trabalho, assim você conquistará a confiança de seu líder.
Enviado por Beatriz Gomes Barbosa aluna psicologia