FILME: Desafiando Gigantes
Título Original: Facing the Giants
Gênero: Drama
Classificação etária: 14 anos
Tempo de Duração: 111 minutos
Ano de Lançamento: 2006
Estúdio/Distrib.: Sony Pictures
Direção: Alex Kendrick
SINOPSE: Nunca Desista, nunca volte atrás, nunca perca a fé. O poder da crença proporciona a habilidade de vencer. Nos seus seis anos como técnico de futebol americano de uma escola, Grant Taylor nunca conseguiu levar seu time Shiloh Eagles a uma temporada vitoriosa. E ao ter que enfrentar crises profissionais e pessoais aparentemente insuperáveis, a ideia de desistir nunca lhe pareceu tão atraente. É apenas depois que um visitante inesperado o desafia a acreditar no poder da fé que ele descobre a força da perseverança para vencer.
CENAS DO FILME PARA TREINAMENTO
ASSUNTOS: Liderança, motivação, desejo de conquistar e lutar por aquilo que acredita e deseja, visando os seus valores e crenças, superação.
1. CENA: Logo no inicio do filme o treinador Grant Taylor recebe a notícia de que o melhor jogador do time, aquele que fez um terço dos pontos na temporada passada, pediu transferência para a escola do time rival e com isso todos do time ficam preocupados e desanimados por conta de ter perdido o melhor jogador deles.
SUGESTÃO PARA ANÁLISE: o treinador não permite que os jogadores desistam e sintam-se derrotados por conta da transferência do melhor jogador. Isso mostra a atitude de líder do treinador que mesmo com as circunstancias não deixa que seu grupo se abale e perca a fé neles.
2. CENA: Quando o menino David está jogando futebol em sua casa e seu pai Larry Childers elogia-o e ele responde dizendo que não adianta estar jogando bem futebol se sua escola não tem time de futebol. E seu pai insiste que ele deveria tentar uma vaga no time como chutador de tiro livre, mas o menino continua a por empecilhos para não tentar entrar para o time.
SUGESTÃO PARA ANÁLISE: A motivação começa internamente, mas o mundo externo nos auxilia e nos incentiva a seguirmos. A posição do pai faz com que o menino pare de encontrar desculpas e obstáculos e tente uma vaga no time de futebol americano de sua escola. Isso mostra que quando alguém quer algo ele não vê obstáculos e sim meios para sua conquista. Podemos também ressaltar a importância da figura do pai naquele momento em que ele havia desistido de tentar uma vaga no time e a motivação de seu pai o fez repensar e tentar efetivamente.
3. CENA: Quando o treinador vai ao médico e descobre que a dificuldade de sua mulher engravidar é por conta da infertilidade dele, e ele ouve escondido que estão querendo dispensá-lo do cargo de treinador por conta dos insucessos da equipe seu mundo desaba. Nesse momento ele se sente muito aflito e até tem vontade de desistir. Porém, ele se vê desafiado a acreditar no poder da fé. Grant Taylor encontra na oração e na fé a força da perseverança para vencer. Após essa descoberta ele começa a usar a Bíblia no trabalho e contagia seu grupo promovendo mudanças na vida deles também.
SUGESTÃO PARA ANÁLISE: Nesta cena vê-se a importância da pessoa ter fé, seja em si ou em alguma força maior, divina. O “ter em que se apoiar” nos momentos difíceis as faz ter força para perseverar em seus objetivos. Atualmente, algumas grandes empresas utilizam-se do quesito “espiritualidade” no momento do recrutamento e seleção, e a razão para isso é que pessoas espiritualizadas tendem a ser mais confiantes e otimistas.
4. CENA: O treinador Grant Taylor chama dois jogadores e passa-lhes um desafio pedindo para que ele dê o melhor de si. Ele coloca vendas nos olhos do jogador que deve carregar outro jogador nas costas, e diz que faz isso para que ele não desista. Grant Taylor fica ao lado dele lhe acompanhando e dando palavras de apoio, mostrando que é possível ir mais além do que ele imagina. Enquanto isso os colegas de time riem e duvidam que ele vá conseguir atingir a meta, porém, o jogador vai além da meta estipulado pelo treinador e consegue atravessar todo o campo com o colega nas costas. E os colegas ficam fascinados com isso.
SUGESTÃO PARA ANÁLISE: Nesta cena pode-se observar o quanto às vezes precisamos que uma venda (um obstáculo apareça em nossas vidas) venha até os nossos olhos para que tomemos consciência da nossa capacidade. Mostra que as pessoas precisam acreditar mais em si. E que a perseverança é uma grande aliada dos que alcançam seus objetivos. Qualquer pessoa é capaz de conquistar o que deseja se persistir e acreditar no que quer, basta que elas não subestimem sua capacidade e perseverem.
Podemos também analisar outro lado da cena, a liderança do treinador, que estava sempre ao lado do jogador acompanhando seus passos e dando-lhe estímulos, motivando a todo tempo para que ele não desistisse. Grant Taylor mostrou-se um líder e como líder tentou passar esse poder para o jogador que ele tinha como o mais influente do time, mostrando assim, que grandes líderes geram outros líderes em suas equipes.
Enviado pela aluna: Raísa Soares Lobato
Supervisionado pela Profª: Claudia Carraro
e muito inportante que td as pessoas ler ou assista esse filme………..
nunca desista,nunca volte atras,ninca perca a FÉ