Você já sentiu mágoa ou chateação com um comentário ou crítica que recebeu?
Receber um feedback é uma habilidade social importante, mas no dia a dia do trabalho nem sempre o que recebemos é feedback.
Muitas vezes o que ouvimos são críticas vazias e até mesmo ofensivas. E como somos seres humanos, recheados de carne e osso e muitos sentimentos, receber crítica não é algo tão natural assim. E receber muitas críticas pode atacar a autoestima de qualquer um, até mesmo dos mais preparados e competentes. O psiquiatra Augusto Cury tem uma frase que gosto muito:
“ Tem pessoas que são rápidas em criticar e lentas em elogiar”.
Eu me lembro quando minha terapeuta sempre dizia: -“Claudia, aprenda a colocar uma “telinha”, um “filtro”, não deixe tudo que as pessoas falam entrar em você, não dá para aguentar tanta crítica o tempo todo”. Na época ocupava uma posição em que eu era “ a vidraça” . Quem é do RH sabe do que eu estou falando, recebemos “pedradas” dos gestores e também dos funcionários.
Uma noite, quando vi a entrevista da modelo Gisele Bündchen no programa do Bial achei interessante o que ela contou sobre a estratégia que achou para lidar com crítica. Imagine, a modelo que foi considerada pela revista Rolling Stone, no ano 2000, a modelo mais bonita do mundo e entre 2004 e 2016, pela revista Forbes, a mais bem paga, recebeu muita critica quando estava começando.
Ela criou uma Persona, um personagem chamado ELA para receber as críticas.
Eu também tenho uma persona profissional. Uma persona para receber críticas(e também elogios, feedback), e assim consigo usar o filtro para não deixar tudo entrar , pois muitas vezes as pessoas fazem criticas não para ajudar e sim para magoar, pois se fosse para ajudar seria um feedback para gerar aprendizado e não uma ofensa.
E você , tem uma persona para receber críticas?
Fonte: BÜNDCHEN, B. Aprendizados: minha caminhada para uma vida com mais significado. 1 ed. Rio de Janeiro: Best Seller, 2018.
Programa Conversa com Bial, 9 de novembro de 2018, disponível no Globoplay – e youtube https://globoplay.globo.com/v/7151780/?s=0s.
Claudia Carraro-Psicóloga e Coach Cognitivo-Comportamental- atendo profissionais que querem melhorar a performance e também cuidar da saúde mental( Ansiedade, Depressão, Estresse e Burnout).