AS 5 COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS DO LÍDER DO SÉC. XXI

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AS COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS DA LIDERANÇA

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e concorrido, e as habilidades comportamentais, também chamadas soft skills, estão sendo muito exigidas fazendo com que os profissionais e líderes busquem qualificação e desenvolvimento nesta área. Existem várias competências comportamentais mas aqui falaremos de 5 competências importantes para o exercício da liderança:

 

  • CAPACIDADE DE AUTORREGULAÇÃO DAS EMOÇÕES:

Autorregulação emocional é quando o líder faz um esforço consciente para controlar os seus comportamentos, sentimentos e emoções para que o seu objetivo profissional seja alcançado, seja dentro da sua equipe ou na sua própria carreira. Na autorregulação emocional o líder aprende a identificar e desbloquear padrões de pensamento sabotadores impeditivos do alcance dessas  metas.

 

  • CAPACIDADE DE SER ASSERTIVO

Comportamento assertivo é a capacidade de ter uma atitude firme para defender os próprios direitos, pedir o que necessita , sem violar o direito dos outros e sentindo-se bem com isso.

 

  • CAPACIDADE DE EMPATIA

É quando o líder ,   em uma determinada situação,  consegue  compreender e sentir o que a outra pessoa está sentindo. É apoiar e confortar a outra pessoa, compartilhando sentimentos.

 

  • CAPACIDADE DE DAR E RECEBER FEEDBACK

Feedback é uma ferramenta indispensável para o líder . É a descrição verbal ou escrita sobre o desempenho , comportamental ou técnico de alguém. Para um feedback eficaz é necessário autorregulação das emoções, assertividade e empatia.

  • CAPACIDADE DE RESOLVER PROBLEMAS INTERPESSOAIS

Para resolver problemas interpessoais é necessário ter a capacidade de gerar pensamentos alternativos para a ação. É ter habilidade de reconhecer as pistas sociais e ter habilidade de reconhecer as emoções dos outros.  Para uma resolução de problema interpessoais adequada é necessário autorregulação emocional, assertividade , empatia e capacidade de dar e receber feedback.

Todas estas habilidades podem ser aprendidas, por meio de treino de habilidades sociais (THS), Coaching e  modelagem.

O coaching no desenvolvimento de competências interpessoais é uma metodologia testada e aprovada  cientificamente para o ensino de soft skills por meio de coaching e treino de habilidades sociais.

 

Claudia Carraro

Psicóloga e Coach

CRP 06/52299-0

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