A FAMOSA MUSICA DO FANTÁSTICO
É noite de domingo e você já começa sentir um desconforto. Na hora que começa o fantástico e toca a famosa musiquinha o desconforto se transforma em taquicardia, inquietação e enfim , bate aquela tristeza dominical. Toda semana é a mesma coisa.
O PROBLEMA NÃO É A MUSICA
Não é a música do fantástico que te faz sentir ansiedade e sim o que você pensa sobre o dia seguinte, a famosa segunda-feira!
NO OUTRO DIA É SEGUNDA-FERIA
A musiquinha do fantástico te faz lembrar que no outro dia é segunda e vai começar aquele inferno tudo de novo. Trabalho ruim, ambiente de trabalho péssimo, intrigas entre colegas, chefe sem liderança, falta de reconhecimento, salário baixo, falta de experiência, profissão que você não gosta, etc. Bom , com tantas variáveis ruins é meio difícil se sentir bem ao ir para o trabalho na segunda-feira não é mesmo?!
E não adianta pensar que graças a Deus você tem um trabalho com tantos desempregados, não alivia, pelo contrário, aumenta o mal estar.
ACOLHA SEU SOFRIMENTO
Acolha o seu sofrimento, mas tome uma atitude para mudar a situação. E a atitude não é pedir demissão no dia seguinte, mas sim planejar uma mudança conscientemente. Mesmo que esta mudança seja de vida e não de carreira.
4 DICAS PARA PLANEJAR UMA MUDANÇA PROFISSIONAL
O que realmente te incomoda no trabalho atual:
1- Faça uma lista das coisas que estão te incomodando e coloque em ordem de maior sofrimento.
2-Pegue a lista das coisas que estão incomodando e pense para cada uma: há uma solução para isso?
3-Listar todas as soluções possíveis e colocar as vantagens e desvantagens para elas.
4-Planeje como executar cada solução.
SE FOSSE FÁCIL…
Não estou dizendo que é fácil mudar, pois não é. Afinal, se fosse fácil você não estaria nesta situação não é mesmo? Mas você pode melhorar a situação. Não deixe chegar em uma situação tão insuportável que vire doença: ansiedade, depressão, burnout, estresse, gatrite, dores de cabeça, dores no corpo etc.
Para fazer transição de carreira é necessário autoconhecimento, planejamento, networking e muita força de vontade para mudar.
Tem alguns processos que podem ajudar: coaching de carreira, orientação de carreira e psicoterapia. Se precisar procure ajuda.
E desejo que em breve você consiga sentar no sofá no domingo a noite e aproveitar o restinho de fim de semana que falta sentindo alívio que no outro dia você tem algo bom para fazer.
Claudia Carraro
Psicóloga e Coach Cognitivo-Comportamental