O coaching é um processo que vem se destacando no cenário brasileiro nas últimas décadas. Muitas organizações, vem usando o processo de coaching para desenvolver seus profissionais.
Apesar de atualmente haver muitos coaches praticantes no mercado, existe ainda uma carência de pesquisas e modelos teóricos sobre coaching. Qualquer pessoa maior de 18 anos pode fazer um curso de formação e tornar-se um coach.
A profissão de coach ainda não é reconhecida formalmente, causando muita confusão dos seus limites.
Por isso, de acordo com Carraro e Rodrigues(2015), torna-se necessária a produção cada vez maior de estudos científicos.
Pesquisou-se os trabalhos científicos nacionais existentes sobre coaching. Nesta pesquisa, foram encontrados 30 trabalhos contendo a palavra coaching no título.
Verificou-se que quase a totalidade das obras científicas são de trabalhos realizados no cenário empresarial, mas que outros tipos de coaching já começam a aparecer em estudos brasileiros.Com isso, conclui-se que ainda há um espaço amplo para estudos e publicações na área.
REFERÊNCIAS
CARRARO, C.R; RODRIGUES,M.S.Estudo bibliográfico de publicações sobre coaching no Brasil. In: XVI MIPG, 2015, Taubaté, Anais…Taubaté,2015.