COACHING DE LIDERANÇAS: DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS
O mercado de trabalho esta cada vez mais exigente. Muitas vezes ouvimos falar que a pessoa é contratada pelas competências técnicas e demitida pelo comportamento.
Muito se fala em inteligência emocional, soft skills e competências comportamentais.
Mas como desenvolvê-las?
Como aprender a ser mais competente no comportamento?
As competências são desenvolvidas por meio do autoconhecimento, observação de pessoas que se comportam como líderes, processo de coaching, treino de habilidades sociais e emocionais e cursos.
Pesando nisso, montei um curso para trabalhar justamente as 5 competências comportamentais mais importantes da liderança.
Essas 5 competências vão ser a base e atingir todas as outras .São elas: capacidade de autorregulação emocional, assertividade, empatia, dar e receber feedback e resolução de problemas interpessoais
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O curso chama – Coaching de Lideranças: desenvolvendo competências profissionais e já teve duas turmas ministradas na FAAP em São José dos Campos.
Foi desenvolvido com uma metodologia exclusiva de coaching no desenvolvimento de competências interpessoais e elaborado tendo como base as abordagens psicológicas: cognitivo-comportamental e treino de habilidades sociais.
As aulas foram desenhadas de uma maneira onde os alunos possam ter uma fundamentação teórica e aplicação de ferramentas práticas em sala de aula.
Quem faz o curso ser excelente é a turma. Em 2019 tivemos uma turma bastante diversificada e muito interessada em aprender. Se empenharam nas aulas e fora dela , fazendo as tarefas conforme solicitado. Houve muita integração e descontração durante as aulas.
Apresento, os alunos:
Abaixo os depoimentos dos alunos sobre o curso:
“Olá Profa Cláudia, primeiramente gostaria de agradecer esse pouco tempo de aula com você foi simplesmente maravilhoso. O líder coach deve ser o primeiro a querer ver o seu liderado feliz realizado naquilo que ele trabalha. Gostei dos erros cognitivos e auto regulação. Levo do curso que nem todo momento preciso sair respondendo com pressa a alguém posso refletir antes de falar. Indico o curso porque ele abre a mente e nos ajuda a clarear muita coisa sobre nós mesmos e consequentemente c o próximo.”Fabiana, Diretora Hospitalar, Instituto Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, São José dos Campos
“Acredito que aprendizagem do curso de (COACHING DE LIDERANÇAS: DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS) fica por conta das inúmeras ferramentas e técnicas que pode ser utilizadas no na vida pessoal e profissional, pois a sensibilidade da Profa. Me. Claudia Carraro em conduzir a aula de maneira que além de entender a parte técnica que diga se passagem a muitas conseguimos visualizar cenas do nosso cotidiano, nas quais passamos.Tendo um ápice de aprendizado da minha parte quando se fala de “competências sociais” a atenção social que é dada quando se refere ao líder coach, que vai muito além do líder em si, mas um panorama geral histórico e social que o mesmo demanda.E além de proporcionar coisas ótimas na vida profissional, desperta o lado observador na parte pessoal que é com essa observação que discernimos ferramentas suficientes para lidar de uma maneira coerente como a auto regulação e auto monitoramento.Fica minha total indicação para realizar esse curso, pois além de ter uma estrutura FAAP com todos seus aparatos e renome temos a Professora Claudia que é renomadíssima e muito compromissada com o aprendizado, levando uma aula com alunos de diversas áreas a um único objetivo o Conhecimento e a troca dele.Sou grato e honrado por fazer parte dessa turma, no qual agregou muito na minha vida, MUITO OBRIGADO!!Vinícius, cientista social, 34 anos, coordenador de equipe, São José dos Campos
O Curso Coaching de Lideranças ministrado pela Claudia Carraro trouxe um excelente embasamento teórico sobre a metodologia. É um ótimo momento para reflexão e autoconhecimento. Indico para todos que desejam aprender ferramentas que possam ser autoaplicadas e também junto à equipe, para desenvolvimento.Ângela W. Lima, Job & Head Hunter, orientadora de Carreira ,Life & Executive Coach, Pindamonhangaba
Adorei o curso, levo na minha bagagem a importância da assertividade e empatia no dia a dia, e o feedback para que minha equipe possa atender as expectativas do nosso propósito. A parte que mais gostei no curso foi conseguir aplicar tudo na prática! O curso me fez refletir melhor a maneira de conduzir minhas decisões na minha vida profissional e pessoal. Já indiquei o curso para minhas parceiras profissionais para que possamos juntas desenvolver nossas equipes! Sou sua fã!!! Obrigada por compartilhar suas habilidades e conhecimento!!!Tamara, Enfermeira,Supervisora Hemodinâmica do Hospital Regional de São José dos Campos_
“São trabalhadas várias soft skills ao longo do curso, entre eles: assertividade, empatia, manejo de conflitos e resolução de problemas interpessoais, receber e dar feedbacks, e auto-regulação emocional. O curso se baseia no modelo de Coaching Cognitivo-comportamental no Desenvolvimento de Competências Sociais, e nos chama constantemente a captar pistas sociais. Aprendi os principais erros cognitivos, como os posso trabalhar em mim e em terceiros para otimizar nossas emoções e nosso comportamento perante um dado evento. As técnicas ensinadas são simples e estou certo de que sua aplicação vai se tornar automática no meu trabalho e vida social à proporção que eu fizer uso das ferramentas aprendidas. Ficou intuitivo identificar oportunidades de aplicação de tais ferramentas. Com elas poderei muitas vezes conseguir mais efetividade nas tarefas que me exigem intra-dependência, assim como poderei fortalecer elos sociais.”Diego, Engenheiro de desenvolvimento de processos, São José dos Campos
“Eu que agradeço por você ter conduzido o curso de uma forma em que eu (e os demais colegas) me sentisse confortável em compartilhar. Pode ter certeza de que o fato de eu ter externalizado isso ajudou muito no meu aprendizado e as contribuições dos colegas ajudaram muito. Em relação ao curso, achei muito rico em informações e exemplos. Da minha parte, eu não tinha muito conhecimento “técnico” sobre os assuntos humanos e por isso posso dizer que saí deste curso com uma nova mentalidade. Mais uma vez, MUITO OBRIGADO. Aprendi que devemos prestar mais atenção aos detalhes, sair do automático. Os problemas são, em sua maioria, criados por nós mesmo e as vezes eles nem existem de fato. Entender o outro é um processo essencial para que uma relação (pessoal ou profissional) seja bem-sucedida. Gostei dos temas AUTORREGULAÇÃO, EMPATIA E ASSERTIVIDADE. Acredito que estes são essenciais para todos os outros. Garanto que para mim a transformação pessoal ocorreu de uma forma mais rápida e intensa, mas tenho conhecimento de que esta era uma etapa primordial para que eu pudesse passar por essa atual fase na minha carreira profissional. Na maioria das vezes, por agirmos sempre no automático, não conseguimos fazer qualquer tipo de análise sobre a situação. O curso me ajudou nisso, e acredito que muitas pessoas estejam no mesmo estágio em que eu me encontrava, antes de passar pelo processo.”Bruno, líder de desenvolvimento de produtos , Greatek, São José dos Campos-SP