O jovem quando chega no final do ensino médio precisa escolher qual rumo irá seguir. Chega a hora de escolher qual curso fazer.
E para o jovem que está em dúvida, existe o trabalho de orientação profissional pode ajudar.
No processo o orientando passa pelo autoconhecimento, planejamento e entra em ação para uma escolha acertada.
Lucas já havia iniciado uma faculdade e não havia gostado. Estava se sentindo perdido e queria escolher outro curso. Se mostrou durante o processo muito interesse e focado, por isso seu processo foi eficaz e breve.
Segue o depoimento da satisfação dele com o processo.
“Procurei orientação profissional pois nos últimos dois anos vinha fazendo uma faculdade mais por influência dos outros do que por escolha própria; durante o curso, constantemente sentia que haviam outras pessoas “nascidas” para aquilo. A frustração de não ser um dos melhores alunos da turma mesmo estudando era enorme, o que me fez perder o interesse lenta e gradualmente na instituição até o ponto de largá-la.Cada vez mais cedo os jovens são pressionados a fazer a escolha do que querem fazer pelo resto de suas vidas, e no meu caso já estava com 22 anos e sem muita perspectiva de futuro. Foi quando me indicaram o processo de Orientação Profissional, que poderia me auxiliar nessa decisão.O processo serviu para mapear quais são meus pontos de interesse em diferentes áreas, evidenciar quais são meus critérios em um ambiente de trabalho, organizar os valores mais importantes para mim, mas além de tudo isso o processo me proporcionou desafios que exigiram que eu refletisse fora do consultório. A combinação disso tudo é uma boa dose de autoconhecimento.O processo me ajudou a entender e enfrentar alguns fantasmas pessoais, como a busca constante pela validação dos meus pais e o autoconhecimento já citado.Sem dúvidas eu indicaria o processo a um amigo, como disse anteriormente, antes de terminarmos o Ensino Médio somos pressionados a estudarmos para os vestibulares, a pressão que colocamos em cima de nós mesmos pode acarretar em uma série de problemas futuros (vide Coréia do Sul).Esse trabalho de orientação profissional é muito importante e é uma pena não ser mais divulgado.
O que você tem a dizer sobre a Claudia?
Se mostra uma excelente profissional, fica visível quando alguém gosta do que faz e esse é o caso! Tem um grande coração e está sempre passando conteúdos extras, mesmo fora do horário de atendimento, o que mostra o seu comprometimento.
Para mim, um exemplo a ser seguido. Obrigado por tudo Claudia!”
Lucas, 22 anos, futuro universitário, São José dos Campos
_________________________________________________________________
V, uma adolescente de 16 anos procurou a orientação pois estava em dúvida sobre o curso.
Realizou o processo e ao final deu o depoimento abaixo:
“O processo de coaching para escolha profissional me ajudou a descobrir mais sobre as profissões e relacionar com as minhas características, pra assim conseguir fazer uma escola mais correta.Eu descobri mais sobre a minha personalidade e em que áreas eu me encaixaria melhor.O jeito como são feitos os testes e você acaba descobrindo mais sobre si mesmo, não só profissionalmente.
V.G, 16 anos, estudante, São José dos Campos
V, em seu depoimento revela que o depoimento ajuda não só o lado profissional , mas também o pessoal.
Serviço: Orientação profissional
Claudia Carraro
Mais informação entre em contato
(12) 99786-1802