COMO EU AJUDO MEU ADOLESCENTE A ESCOLHER A PROFISSÃO?

CategoriasBlogNenhum comentário em COMO EU AJUDO MEU ADOLESCENTE A ESCOLHER A PROFISSÃO?70 visualizações

Sumário

Como ajudar um adolescente que tem duvida sobre qual profissão seguir?

Para começar, vamos falar do que não fazer. O que vai atrapalhar, piorar ainda mais a situação.

  O QUE NÃO FAZER?

  1. Impor a sua opinião

Muitos pais fazem planos para os filhos, sonham em vê-los exercer alguma profissão, as vezes aquela que não foi possível para eles próprios.  Impor a opinião ou obrigar os filhos a fazerem a faculdade que querem dificilmente funciona. A maioria das vezes gera brigas, frustrações e desistência futura.

2. Criticar a escolha

Nem sempre a escolha dos filhos vai estar de acordo com a expectativa dos pais, mas a crítica não é a solução. Em vez de criticar faça perguntas para conferir se esta escolha está baseada na realidade.

Exemplo:

Exemplo: O adolescente fala que vai fazer direito, pergunte (com calma, sem interrogatório): quais são as suas características pessoais –interesses, competências, valores, que você acha que faz que direito seja a faculdade ideal para você? Quais são as disciplinas da grade horária que mais tem agradam? Quais faculdades você pretende cursar? Em relação a estas faculdades qual é a nota do MEC? Tem laboratórios? Qual a formação dos professores? Onde uma pessoa que se forma em direito pode atuar? Como estão atualmente o mercado de trabalho para que faz direito? Quais são as dificuldades que você pode enfrentar ao se formar em direito? Quais as outras competências (além da formação) que você precisa ter para ter sucesso com direito? Já conversou com algum profissional?

Se o adolescente conseguir responder a maior parte destas perguntas com segurança pode significar que realmente ele sabe o que está escolhendo, então o papel dos pais é acolher e ajudar.

No entanto, se não sabe responder nada, a escolha pode ter sido feita no “achismo” e o adolescente precisa de ajuda para uma decisão mais acertada.

3. Deixar a escolha totalmente nas mãos do adolescente

Não é bem assim. Nesta idade, os adolescentes ainda estão imaturos em sua identidade vocacional e muitas vezes acabam optando por uma faculdade pois entrar em contato com a dúvida causa muita angústia. Dificilmente um jovem vai escolher uma profissão sem angustia. Se foi extremamente fácil desconfie. Aqui vale também as perguntas citadas no item 2.

O que ele escolher está bom para mim!

COMO OS PAIS PODEM AJUDAR

O jovem, para conseguir escolher uma profissão, precisa ter alcançado a maturidade para a escolha profissional, e esta é independe da idade.

A maturidade profissional está relacionada a 3 fatores:

1- ATITUDES FRENTE A ESCOLHA PROFISSIONAL

O quanto o adolescente entende que depende dele a escolha profissional, o quanto ele se influencia com a opinião dos outros.  Pessoas mais seguras em relação a si mesmas e suas atitudes e que conseguem entender que cada escolha tem consequências e que a escolha é uma decisão pessoal e intransferível tem mais sucesso em relação a este aspecto. Aqui é um trabalho realizado desde a infância pelos pais, valorizando a autonomia e segurança nas tomadas de decisão.

2- CONHECIMENTO DA REALIDADE SOCIOPROFISSIONAL E ESCOLAR

Desde criança os pais já podem iniciar conversas sobre profissão. Ensinar as crianças a observarem todas as profissões e a importância de cada uma. Incentivar a conversa com pessoas da família que exercem diferentes tipos de profissões, o que fazem, como adquiriram a experiência, o que estudaram? Contar sobre as próprias escolhas, experiências, história. Se possível visitar faculdades, centros de estudos, feiras e museus que estão relacionados de alguma maneira com profissões.

3-AUTOCONHECIMENTO

Ajudar o adolescente a conhecer os diferentes aspectos de sua personalidade, interesses, valores, habilidades. Os pais podem fazer isso observando e conversando com o jovem.  Neste aspecto pode ser que os pais precisem procurar ajuda de um psicólogo especializado em orientação profissional para o processo de orientação profissional.

RESUMINDO- O QUE OS PAIS PODEM FAZER PARA AJUDAR O ADOLESCENTE NA ESCOLHA PROFISSIONAL?

As atividades são para ser realizadas junto com o adolescente.

  • Pesquisar as profissões- características e mercado de trabalho
  • Visita à universidades e faculdades
  • Conversas com profissionais
  • Participar de atividades escolares sobre profissão
  • Procurar ajuda de um psicólogo caso o adolescente não consiga escolher sozinho

Quer conhecer um processo exclusivo que utiliza técnicas e ferramentas de orientação profissional e psicoterapia EMDR para ajudar o jovem na escolha? CLIQUE AQUI

Claudia Carraro-Psicóloga- CRP 0652299-0

Especialista em psicologia clínica pelo CRP-SP

Psicoterapeuta de EMDR  e especialista em carre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *