CONHEÇA OS 3 ERROS DE PENSAMENTO QUE PODEM ATRAPALHAR SUA CARREIRA.

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Os erros de pensamento, também chamados de pensamentos distorcidos na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), são como vírus que invadem a cabeça da pessoa impedindo uma avaliação certa da experiência. Os erros de pensamento no ambiente de trabalho são prejudiciais, pois podem levar o profissional a ter conclusões precipitadas e tomar decisões equivocadas. Abaixo  estão três erros cognitivos que podem atrapalhar o dia a dia de um profissional dentro de seu ambiente de trabalho.

1-PERSONALIZAÇÃO: O profissional interpreta os episódios da empresa ou departamento como se estivessem todos relacionados a ele.

O QUE PODE CAUSAR? Atribuição a si mesmo uma culpa desnecessária, causando sofrimento e atrapalhando o trabalho.

EXEMPLOS:

O colega chegou e não o cumprimentou: “Ele está com raiva de mim, devo ter feito alguma coisa errada”.

O chefe não chamou para a reunião: “Ele deve estar pensando em me mandar embora, por isso não me chamou”.

O chefe passou por você ao ir embora e não falou nada: “Ele não gosta de mim, por isso não me cumprimenta”.

O supervisor citou um erro na reunião: “Ele deve estar falando para mim, é tudo minha culpa”.

O QUE FAZER? O profissional precisa lembrar que não é o centro do universo e que as coisas não giram somente ao redor dele.  Quando vier esse tipo de pensamento distorcido é preciso imaginar o que pode ter contribuído para esse episódio que você atribui ser sua culpa.

2-LEITURA DE PENSAMENTO: O profissional acha que sabe o que os outros pensam sobre ele sem ter evidências suficientes.  .

O QUE PODE CAUSAR?  Preocupação excessiva do que os outros acham, a tendência são sempre pensamentos negativos. Baixa estima, desmotivação.

EXEMPLOS:

O selecionador (entrevistador) está muito sério. “Ele não gostou de mim, acha que não sou adequado”.

O chefe apontou um erro no relatório: “Ele deve me achar um burro”

Seu chefe o aconselha a fazer um curso de qualificação: “Ele vai me mandar embora por isso esta me preparando”

Você esta conversando com alguém que fica olhando no celular: ”Meu assunto é desinteressante para ela”

O QUE FAZER? O profissional precisa elaborar as razões para o que está acontecendo, por exemplo, o selecionador pode estar sério, pois é a postura dele, não tem nada a ver com ele em particular.   O chefe pode estar querendo investir nele e não demiti-lo.

3-DESQUALIFICAR O POSITIVO: O profissional tende achar que as realizações positivas são sem importância.

O QUE PODE CAUSAR? O profissional nunca se acha bom o suficiente, esta sempre infeliz. Qualifica muito o negativo, Causa insegurança. Pode tornar-se desmotivado.

EXEMPLOS:

Recebeu uma promoção no trabalho “Isso não conta, outros também receberam”.

Recebe um elogio do chefe “Ele só está querendo me agradar para me dar mais serviço”.

Passa em um processo seletivo: “Também depois de tanto tempo, e com esse salário, nem é importante”.

O QUE FAZER? Comece a praticar a aceitação de elogios, sempre quando vier um pensamento que desqualifica o positivo, lembre-se que isso é um erro de pensamento e foque no que tem de bom.

Por:  Claudia Carraro

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