Um lugar ao sol
Blog Bolsa de Mulher
por Redação| 06/04/2012
Não é novidade que o mercado está cada vez mais aquecido e, logicamente, competitivo. Para conseguir um lugar ao sol e dar um upgrade na sua carreira, é necessário investir cada vez mais em si mesmo. E os cursos estão aí para isso. Cláudia Carraro, piscóloga, coach de carreira e liderança e diretora da consultoria especializada Carreira & Cia, dá dicas de como conseguir alavancar a sua vida profissional e, quem sabe, conquistar até mesmo aquele aumento de salário tão esperado.
Cursos essenciais para todas as carreiras: “Cursos de idiomais são fundamentais, pois o mercado de trabalho valoriza profissionais que sabem se comunicar em outros idiomas. A escolha da língua vai depender da área de atuação, mas o inglês continua sendo o mais procurado. Outro curso que deve ser feito é de informática, pois a maioria das vagas exigem o pacote Office, por exemplo. Também indico cursos de orátória, apresentação e marketing pessoal, liderança, relacionamento interpessoal e trabalho em equipe.”
Periodicidade nos estudos: “O profissional deve acompanhar as tendências da profissão e sempre estar atualizado, através de cursos, treinamentos, palestras e leituras. Estudar com um objetivo definido faz diferença. Fazer cursos só por fazer não adianta nada. É preciso ter critério ao escolher o curso para não perder tempo e dinheiro. Já na empresa, os profissionais devem passar por reciclagem e capacitação com programas de treinamento anuais.”
Tenha cautela na hora de escolher onde vai estudar: “A procura deve ser criteriosa. Converse com quem já fez o curso, pesquise a validade da certificação e a qualidade dos professores. Cursos online são recomendados. O aluno que se propõe a fazer esse tipo de aula deve ter muita disciplina, pois estuda sozinho e faz seu próprio horário. Procure cursos em faculdades e em instituições de ensino conhecidas.”
Cursos extracurriculares ajudam ainda mais: “Algumas empresas têm oferecido cursos de fotografia, culinária e outros diferentes para capacitar ainda mais seus funcionários. Sou a favor também do coaching pessoal, que é um processo de desenvolvimento pessoal que tem como objetivo o aumento da performance na vida profissional e pessoal”.
O que levar do curso, além do conhecimento: “O profissional pode adquirir conhecimento em cursos e, para ser realmente competente em algo além disso, é preciso saber fazer (habilidade) e querer fazer (atitude). Muitos profissionais participam de cursos e treinamentos e, quando chegam ao ambiente de trabalho, infelizmente não conseguem colocar em prática o que aprenderam. Logo, desistem diante do primeiro obstáculo. Por isso a personalidade do profissional deve ser a mais empenhada possível”.