Ozires Silva é apaixonado por aviões desde a sua infância. Em 1970 liderou o grupo que promoveu a criação da EMBRAER, uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo, presidindo a empresa até 1986. Foi também presidente da Petrobrás e Ministro da Infra estrutura, entre outros cargos importantes.
Dr. Ozires Silva esteve presente na 8ª feira do jovem empreendedor em São José dos Campos onde com muita simpatia e interesse nos presenteou com uma entrevista sobre a sua escolha profissional.
Claudia : O que o senhor aconselha para o jovem que está escolhendo a profissão?
Dr. Ozires Silva: O jovem deve olhar em sua volta e verificar quais são as oportunidades profissionais que ele identifica e que são de seu interesse, conversar com pessoas da área para entender qual o caminho menos espinhoso que deve seguir, porque sempre há espinhos. Fazendo isso o jovem pode se preparar para ter o maior grau de facilidade possível para que possa caminhar na posição que ele deseja. Depois que escolheu a profissão o jovem deve ler muito, especializar-se naquilo que se propôs a estudar. É extremamente importante o jovem pensar no produto ou profissão que ele vai fazer e que tipos de pessoas vão consumir este produto, ou seja quem serão os clientes. Porque não adianta tentar fazer uma coisa que o mercado não absorva. O empreendimento ou profissão não pode ter simplesmente uma concepção tecnológica É preciso colocar o ingrediente da venda. Não adianta nada ter um produto extremamente complexo e que não vende, ele ficará em uma prateleira e jamais será usado.
Claudia: O que o senhor aconselha para os pais e professores poderem ajudar os jovens em uma boa escolha profissional ?
Dr. Ozires Silva: Estimularem e não embutir na cabeça dos jovens que a dificuldade é grande demais e que ele vai se frustrar ou coisa parecida. A frustração faz parte da vida. Eu contei a história da Embraer e evidentemente eu não contei os tropeços, as coisas que não funcionavam, as dificuldades, os momentos que eu entrava no banheiro para chorar porque achava que aquela situação não tinha solução. As dificuldades acontecem. Os pais, professores e os amigos devem incentivar o jovem, que está escolhendo a profissão, dizendo que apesar do caminho profissional não ser uma linha reta e isenta de riscos e dificuldades e que a vitória acontecerá se ele estiver preparado sempre para modificar as coisas de acordo com a evolução de hoje que é extremamente rápida.
Claudia: Quem influenciou a sua escolha profissional?
Dr. Ozires Silva: Foi um amigo de infância, o querido Zico. Um dia eu e o Zico fomos até o aeroclube de Bauru e lá um suíço que lutou na segunda guerra mundial nos recebeu e mostrou o planador que ele estava construindo. Este mesmo suíço também nos apresentou as invenções maravilhosas que existem dentro de um avião e que eu não tinha a menor ideia que existiam. Depois destas visitas ao aeroclube de Bauru eu comecei a ver o avião não só no sentido da pilotagem mas como uma máquina que poderia ser fabricada.Aprendemos também que os aviões eram construídos nos EUA e começamos a pensar se eles poderiam um dia serem construídos no Brasil. Ninguém imaginava na época que dois jovens de 16 anos que eram filhos de pais com poucos recursos financeiros iriam mais tarde se tornar protagonistas da construção do avião brasileiro. Apesar do Zico não ter vivido o suficiente para ver este sonho se realizar tenho a sensação que ele esteve comigo em todos os momentos. Tive grandes dificuldades em me manter na escola, pois precisava ajudar no faturamento da família, mas mesmo assim caminhei e fui ser oficial da FAB e depois cursei engenharia aeronáutica no ITA. Mas apesar de todas as dificuldades eu venci. Um exemplo que eu gosto de lembrar é um dia que fiz uma viagem de Detroit a Memphis para visitar um amigo e embarquei em um avião fabricado por mim no Brasil, foi uma emoção enorme que eu senti vendo todos aqueles americanos que não tinham a mínima idéia de quem eu era, entrando em um avião que eu ajudei a construir. Meu sonho de infância tinha se realizado. O que eu deixo de mensagem final é:realize seus sonhos,vale a pena!
Mais detalhe desta maravilhosa história de sucesso está no livro: Ozires Silva – cartas a um jovem empreendedor, Ed. Campus.