O jovem , quando esta no momento da escolha profissional , muitas vezes esta passando por outras crises pessoais de conquista da identidade e precisa lidar com tudo isso ao mesmo tempo. Por isso é tão difícil, para alguns, escolher a profissão. O jovem quando escolhe, que esta em busca de uma identidade pessoal e profissional. Essa identidade profissional é gerada na base da relação com os outros.
ALGUMAS RELAÇÕES IMPORTANTES NA BUSCA DA IDENTIDADE OCUPACIONAL CITADAS POR RODOLFO BOHOSLAVSKY
1-RELAÇÕES GRATIFICANTES OU FRUSTRANTES COM PESSOAS QUE DESEMPENHAM PAPÉIS SOCIAIS IMPORTANTES NA VIDA DO JOVEM E COM O QUAL ELE SE IDENTIFICA POSITIVA OU NEGATIVAMENTE.
Neste caso, para o jovem que escolhe, as ocupações são consideradas sempre em relação às pessoas, há um envolvimento afetivo.
Quando uma criança ou um jovem diz “Eu queria ser…” sempre está relacionado a alguém conhecido que estabeleceu algum tipo de relação com o jovem, mesmo que não tenha sido pessoalmente.
EXEMPLO: Quando a criança ou jovem diz: “Eu quero ser veterinária”, consciente ou inconscientemente já estabeleceu uma relação positiva com algum profissional desta área. Esta relação pode ser pessoal, por exemplo, com a médica veterinária que cuida do seu cachorrinho ou impessoal com a admiração do veterinário de um programa da TV.
DICA -Carreira&Cia- É preciso autoconhecimento, pesquisa e planejamento para escolher a profissão. Às vezes o que deu certo para aquela pessoa que o jovem admira pode não dar certo para ele, é preciso tomar cuidado e não escolher só por esse fator.
2-IDENTIFICAÇÃO COM A FAMÍLIA
A família é um grupo de referência importante para quem escolhe a profissão. A satisfação ou insatisfação dos pais e de outros familiares com a própria profissão exerce um papel extremamente importante e influencia na escolha do jovem.
Neste caso o jovem pode querer seguir a mesma profissão dos pais ou outros membros da família caso estes sejam bem sucedidos ou passem uma impressão positiva ou podem não querer se houver uma relação negativa com a escolha profissional dos pais.
EXEMPLO: Família onde todos os membros da família são médicos ou advogados.
DICA -Carreira&Cia- Muitos pais querem forçar os filhos a seguirem a mesma profissão ou uma profissão na qual eles acham que será importante e terá futuro. É preciso tomar cuidado com isso, muitos jovens não tem coragem de contestar as ordens dos pais e fazem a faculdade sugerida e futuramente abandonam a faculdade ou não exercem a profissão por não gostarem. Mas , por outro lado, se há talento, interesse e oportunidade o jovem deve sim seguir os passos dos pais.
3-IDENTIFICAÇÃO COM OS AMIGOS
Assim como o grupo familiar, o grupo de amigos também exerce grande influência sobre a escolha do jovem. A diferença é que neste caso a influência nunca é negativa. Os valores de um grupo de amigos podem ser para o jovem muito mais importante do que os valores do grupo familiar.
EXEMPLO: Jovens que querem seguir determinada profissão ou ira para certa faculdade porque os amigos vão.
DICA -Carreira&Cia- Nem sempre o que é bom para o amigo é melhor para o jovem. Profissão é algo individual que tem que ser bem pensada.
4-IDENTIFICAÇÕES SEXUAIS
Profissões/ocupações consideradas mais masculinas ou mais femininas ainda influenciam na escolha do jovem.
EXEMPLO: Apesar da evolução e da luta pela igualdade de oportunidades ocupacionais para homens e mulheres, as ocupações ainda não são consideradas por muitos jovens que escolhem como sexualmente neutras.
DICA -Carreira&Cia- Esta identificação sempre causa polêmica, pois não é bem compreendida. O que o jovem precisa pensar é no futuro como será o desempenho e o dia a dia de determinadas ocupações, por isso no trabalho de orientação profissional que realizamos não tratamos como profissões masculinas e femininas.
Fonte das identificações: Rodolfo Bohoslavsky
Por: Claudia Carraro
Psicóloga, Coach de Carreira e Orientadora Profissional
Tel: 3913-7128