Por Claudia Carraro*
Os pais preocupam-se com o futuro dos filhos, pois sabem que um dia eles terão que manter-se sozinhos. Este fato gera angústia nos pais que querem que os filhos escolham uma profissão que dê dinheiro para que estes possam ter uma vida financeira confortável. Mas os filhos devem seguir a carreira na qual possuem aptidão e interesse.
Igual a todas as outras etapas da vida dos filhos, o papel dos pais na escolha profissional deve ser : interesse, envolvimento e apoio.
COMO OS PAIS PODEM AJUDAR?
EM CASA: Os pais podem ajudar os filhos procurar informação profissional e ensiná-los a comprometer-se com o próprio futuro.Conversar com eles sobre as diversas profissões, incentivá-los a fazer pesquisa.
NA ESCOLA: Os pais podem solicitar que a escola ofereça um trabalho sério de orientação profissional, baseado em processo de desenvolvimento profissional.
Todo investimento que é feito em educação para os jovens tem como principal objetivo o sucesso profissional no futuro. E o sucesso profissional acontece para quem tem paixão pelo que faz e escolhe bem, levando em conta as habilidades, aptidões e interesses.O investimento financeiro nas melhores escolas deve também incluir um trabalho sério de orientação e informação profissional para que o jovem escolha conscientemente qual caminho seguir.
Claudia Carraro*
CRP 06/52299-0
Psicóloga e Coach Especialista em Orientação de Carreiras
(12) 99786-1802