O DIA DEPOIS DA FORMATURA
Por Claudia Carraro
O grande dia chegou e a faculdade acabou! Depois de anos de rotina de estudante, preparando-se para provas, fazendo trabalho em grupo, estágio e outras coisas relacionadas à vida universitária, o dia da formatura chega. Mas em vez de alívio, vem a preocupação. O que fazer no dia depois da formatura? Em um dia o jovem é estudante, no outro mais um profissional em busca de colocação, com todos os colegas de classe virando concorrentes.
É grande a angústia de quem termina a faculdade, principalmente quando ainda não se está empregado. Alguns estudantes emendam uma especialização, mas quando isto é feito sem objetivos bem definidos a chance de a angústia continuar é grande. Conseguir o primeiro emprego é difícil para todo mundo, não só para os recém- formados, mas quem escolhe fazer uma faculdade e especializar-se em alguma área, com foco no futuro, tem mais chance de quem possui menos escolaridade.
O planejamento do futuro profissional deve começar muito antes da entrada na faculdade. A primeira ação que o estudante deve tomar é traçar quais são seus objetivos de carreira. Escolher a profissão cuidadosamente, levando em consideração as habilidades, oportunidades de mercado, prós e contras das profissões. Quem sabe aonde quer chegar, aproveita melhor as oportunidades oferecidas. O segundo passo é escolher uma boa faculdade, com professores bem preparados, bibliotecas, laboratórios, infra-estrutura adequada. Em terceiro lugar realizar um bom estágio, trabalhos junto aos professores e comunidade, monitoria, fazer e manter uma boa rede de relacionamentos. Antecipar as dificuldades, não esperar a formatura para pensar no que vai fazer. Os estudantes que correram atrás das oportunidades durante a faculdade, agora possuem mais experiências para colocarem no currículo e isto faz uma grande diferença na hora de participar de processos seletivos.
Além de procurar emprego, o recém-formado também pode ingressar em um mestrado. Quem optar em seguir uma carreira acadêmica, o mestrado é o primeiro passo. Entrar em contato com universidades que oferece mestrados, conversar com os professores, entender tanto o processo seletivo quanto o desenvolvimento do curso em si pode ajudar.
Outra boa oportunidade para entrar no mercado de trabalho são os programas de trainees. A palavra trainee é derivada de training (treinamento em inglês) é usada para designar o tipo de vaga atribuída a jovens executivos recém-formados ou com até dois anos de graduação. O cargo de trainee, dependendo da empresa, pode ter duração de 2 a 3 anos. Durante este período, o trainee recebe treinamento focado em gestão, inovação e em sua área de atuação. O objetivo das empresas é atrair e reter potenciais talentos para ocuparem posições estratégicas e cargos de liderança.
O processo de trainee é uma excelente oportunidade de ingressar no mercado de trabalho em todas as áreas de formação e em empresas de diferentes segmentos. Segundo João Castro Neves, presidente da AMBEV o programa de trainee da empresa existe há mais de 20 anos e das 550 pessoas que passaram pelo programa, 100 tornaram-se diretores da companhia. Os requisitos exigidos para participação dos programas de trainee em geral são o inglês fluente, domínio de informática e disponibilidade para viagem ou mudança de cidade.
Os salários oferecidos para os trainees são atraentes, variam entre R$3.500 e R$ 5.000, mas a concorrência é grande. Para se ter uma idéia do tamanho da concorrência, o concurso para auditor fiscal da receita federal, um dos maiores salários no serviço público teve cerca de 179 candidatos por vaga.
Para ter sucesso profissional é preciso muito esforço e trabalho. A frase é muito conhecida, mas ainda atual: “O único lugar onde sucesso vem antes de trabalho é no dicionário”. Sempre haverá trabalho para quem se dedica, estuda, busca especialização e relaciona-se bem com as pessoas. O sucesso profissional não vem somente através do emprego com carteira assinada. Outras opções como o trabalho autônomo, consultoria e até ter a própria empresa também trazem sucesso profissional, satisfação financeira e pessoal. O importante é estar preparado para quando a oportunidade aparecer, e preparar-se não é ficar em casa esperando o trabalho bater na porta. Faça da procura por um trabalho, seu emprego atual. Acorde cedo, se arrume, tome seu café da manhã e vá a luta. Afinal, como diz outra frase conhecida: Deus ajuda, quem cedo madruga!
E boa sorte!
A CARREIRA&CIA OFERECE COACHING PARA PROCESSOS DE TRAINEE