Eu gosto muito de assistir filmes. Filmes novos, antigos , tanto faz. Aqui em casa todo mundo já acostumou. Quando chegam e eu estou com o olho grudado na TV é porque eu estou assistindo algum filme. Alguns eu gosto só de assistir, outros de interpretar. A interpretação é subjetiva, isto é , as pessoas podem ver mensagens diferentes e eu vejo o que faz sentido para mim, por exemplo por causa do meu trabalho de coaching de carreira.
Outro dia , “zapeando” a TV, achei o filme nacional “O concurso”. Já tinha assistido e desta vez vi só a ultima parte, quando eles estão um dia antes da prova.(eles vão prestar a prova para Juiz Federal).Tirando a parte cômica do filme, fiquei pensando em quantas pessoas passam anos de suas vidas se dedicando para fazer algo que não gosta, estudando algo que nem tem certeza se é aquilo que querem. E fazem pelo estatus, por causa da pressão familiar ou da sociedade. O filme também passa a mensagem sobre querer conseguir passar na prova a qualquer custo, até comprando o gabarito. Quantas vezes já vimos em noticiários pessoas comprando esquemas de vagas para vestibular.
Bem, mas é sobre escolha profissional que estou falando, sobre escolher a profissão pelas aptidões e interesses e não porque os pais querem ou acham que “dá dinheiro”.
No filme, os candidatos seguem caminhos diferentes e ficam satisfeitos e felizes dentro de suas possibilidades. Eles tiveram coragem de assumir o que gostam!
Assista o filme completo o youtube e opinem sobre o que faz sentido para vocês em relação à escolha profissional.
Claudia Carraro, psicóloga e coach de carreira.
http://youtu.be/bqfc3OOKUkM