Psicologia e Coaching: Orientação do CFP sobre a prática de coaching realizada por psicólogos

CategoriasBlog, COACHINGNenhum comentário em Psicologia e Coaching: Orientação do CFP sobre a prática de coaching realizada por psicólogos1.092 visualizações

PSICOLOGIA E COACHING

No dia 14 de março de 2019,  o CFP (Conselho Federalde Psicologia), publicou  uma nota orientativa aos psicólogos sobre a prática de coaching.

O coaching não é uma atividade  exclusiva do psicólogo, porém , este profissional, quando trabalha com coaching precisa respeitar o código de ética do seu conselho de classe, o CRP.

O COACHING

Não existe nenhuma regulamentação para a prática de coaching no mundo. Qualquer pessoa , com qualquer formação acadêmica pode fazer um curso de formação e tornar-se um coach.

O coaching é um processo onde um profissional que é chamado de coach vai apoiar  a pessoa ,que é chamada de coachee,  a resolver um problema ou realizar um projeto.

O coach ajuda o coachee traçar suas metas , assim como  identificar as competências necessárias para alcançá-las.

COACHING E PSICOLOGIA

O processo de coaching não trabalha com casos clínicose  doenças  mentais, no entanto, o profissional coach precisa conhecer os critérios estabelecidos para definir o que é uma doença , ou transtorno mental e saber o momento de encaminhar o coachee à um especialista quando necessário.

É importante que os coaches(psicólogos ou não) conheçam as dimensões que integram o comportamento humano, pois os coachees , durante o processo podem apresentar problemas de comportamento, principalmente em situações de estresse.

De acordo com o psicólogo e professor da universidade de Sidney,  Antony Grant,  como não existe regulamentação da profissão coach, também não há um órgão ético para a proteção do coachee e este fica desprotegido caso aconteça algum problema.

COACHING, PSICÓLOGOS E CÓDIGO DE ÉTICA

Apesar do  coaching  ser uma prática diferente da psicoterapia- e o psicólogo precisa saber qual é o trabalho ideal para cada pessoa- o coach psicólogo deve conhecer e cumprir o código de ética e basear o seu trabalho no respeito, na promoção de liberdade, dignidade, igualdade e integridade do ser humano, visando a promoção da saúde e a qualidade de vida das pessoas.

Os psicólogos, ao utilizarem o coaching em sua atividade profissional, segundo o Conselho Federal de Psicologia, devem seguir rigorosamente os princípios fundamentais e os artigos do código de ética.

E por isso, o CFP publicou  uma nota orientativa aos psicólogos que trabalham com coaching no dia 14 de março de 2019..

Leia a nota na íntegra

O CFP alertou também , que qualquer profissional que não esteja nscrito no CRP, não poderá utilizar nenhuma técnica privativa aos psicólogos nas sessões de coaching ( como aplicação de testes psicológicos , por exemplo), e se caso utilizar de alguma forma atividades restritas aos psicólogos  estará fazendo o exercício ilegal da profissão.

Claudia Carraro

Psicóloga e Coach

CRP : 06/52299-0

Fonte: Conselho Federal de Psicologia

GRANT, A.M.A. The impact of life coaching on goal attainment, metacognition and mental health. Social behavior and personality, v.31, n3, p.253-264, 2003.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *