Orientação Vocacional: a importância do autoconhecimento

CategoriasBlog, CARREIRA, ESCOLHA PROFISSIONALNenhum comentário em Orientação Vocacional: a importância do autoconhecimento376 visualizações

 

CITE SEUS 5 PRINCIPAIS VALORES

 

É muito importante levar em consideração os valores pessoais na hora da escolha da profissão , transição e redirecionamento de carreira e até mesmo na mudança de emprego.

Quando você não estiver feliz em um trabalho, reflita se este não está indo contra seus valores.

Exemplo: você tem um valor forte de honestidade e vai trabalhar em um lugar onde em sua função precisa ser desonesto com alguma situação.

Os valores , em sua maioria, são aprendidos nas primeiras relações com pais e família, mas eles também podem ser aprendidos depois, na escola, trabalho e amigos.

Alguns valores são mais duráveis , acompanhando a pessoa por toda a vida, outros aparecem com o tempo .

Exemplo: o valor de tempo para a família pode não ser importante para um adolescente , mas torna-se destaque em um adulto que tem  filhos.

Portanto, quando for escolher a profissão, redirecionar ou transitar na carreira, reflita sobre seus principais valores, dentre eles , os 5 principais precisam estar de algum modo presentes na sua escolha.

 

COMO TER 100% DE CERTEZA QUE O QUE ESCOLHEU ESTÁ CERTO?

Esta é a resposta de um milhão de dólares. Quem não gostaria de ter 100% de certeza que a profissão que escolheu vai dar dinheiro, vai te fazer feliz.

Na verdade é que não dá para ter 100% de certeza de nada, não temos este controle. A única certeza que temos em relação à qualquer escolha é a mudança.

 

Como assim?

O mercado de trabalho muda constantemente, o que acontecia há 20 anos, atualmente está em desuso.

Não dá para ter 100% de certeza, mas tem como ter autoconhecimento, conhecimento das profissões e do mercado de trabalho que irá ajudar muito no acerto da escolha da profissão ou transição de carreira.

Se não estiver conseguindo escolher , procure ajuda!

 

QUAL PROFISSIONAL TE MARCOU POSITIVAMENTE NA INFÂNCIA

 

Segundo Rodolfo Bohoslavsky, psicólogo argentino pioneiro da orientação profissional,  os jovens são influenciados por figuras importantes da infância na escolha profissional.

O  médico que cuidou quando ficou internada, a professora atenciosa na escola, o bombeiro herói do bairro, o policial protetor e valente,  a enfermeira que cuidou bem do pai.

Neste sentido a criança vai criando uma identificação positiva e sofre uma influência na escolha.

O contrário também acontece, o adolescente não querem fazer  algo pois alguém que tinha esta profissão o fez sofrer.

Faça uma reflexão de quais profissionais te influenciaram na infância, pense na carreira deles, o que te atrai?

Se precisar ajuda procure um psicólogo especialista em orientação profissional.

 

QUAL PERSONAGEM DE FILME OU SÉRIE VOCÊ SERIA?

 

Quando eu era pequena, assistia a mulher maravilha na tv.(entregando a idade rsrs). Ela era uma mulher normal que diante algum perigo girava e se transformava na heroína. Eu gostava dela,  pois era destemida e vivia para ajudar os outros.

Lembro-me também , quando era jovem, adorava ver programas na TV onde algum psicólogo ia falar sobre comportamento, eu me identificava, queria ser daquele jeito também.

Pense nos personagens que gosta, nomeie as qualidades deles. Pegue essas qualidades e relacione com algumas profissões que você já pensou em fazer.

 

VOCÊ TEM MEDO DE QUÊ?

 

Esta pergunta é muito importante e deve ser considerada na escolha, redirecionamento e transição de carreira. De que você tem medo?

Medo de sangue, de altura, de avião, de arma de fogo, de escuro, de animais peçonhentos, cobras, etc.

Mas aqui tem algo interessante, muitos medos podem ser tratados com terapia e fazer com que a pessoa conviva normalmente com ele, mas se tratando de profissão deve-se tomar cuidado, pois o medo pode atrapalhar o bom desempenho.

O que fazer então?

Invista no autoconhecimento.

Se precisar, procure um psicólogo especialista em carreira.

 

EM QUE LOCAL VOCÊ SE IMAGINA TRABALHANDO

 

Sempre temos os locais que gostamos de ir e os que odiamos. Comece a olhar para os ambientes que gosta e observar como é o funcionamento, quais são os profissionais que trabalham lá, quais são as profissões.  Imagine você trabalhando nestas profissões, quais você escolheria?

Sempre falo para meus cliente que estão escolhendo a profissão para ficarem atentos a todos os ambientes que frequenta e observem as profissões envolvidas : Farmácia, hospital, supermercado, fórum, imobiliária, aeroporto, hotéis, parque aquáticos, parques de diversão, escola, shopping, clínicas, empresas, escritório,  etc.

Faz parte da escolha observar os locais na qual irá trabalhar.

Se precisar de ajuda procure um psicólogo especialista em carreiras.

 

QUEM TE DÁ APOIO EM SUAS DECISÕES

 

Nós sempre estamos buscando de alguma maneira a aprovação de quem é importante, seja pais , familiares, professores ou amigos.

Na escolha da profissão não poderia ser diferente. É muito importante o apoio, principalmente dos familiares próximos.

Caso tenha dúvida, você pode querer apoio para procurar ajuda, se já sabe qual profissão quer ,pode querer apoio para seguir em frente. Neste segundo exemplo,  é importante que antes de pedir apoio você já tenha decidido e saiba de todos os prós e contras da profissão para explicar porque você escolheu.

Caso tenha dúvida sobre qual profissão seguir , procure um psicólogo especialista em carreiras.

Claudia Carraro

Psicóloga Cognitivo-Comportamental

(12)99786-1802

Imagens: Google, Freepik

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *