QUAL A CONSEQUÊNCIA DO TRAUMA NA CARREIRA DA MULHER?

CategoriasBlogNenhum comentário em QUAL A CONSEQUÊNCIA DO TRAUMA NA CARREIRA DA MULHER?263 visualizações

Sumário

Você já deve ter ouvido falar que o trauma é uma experiência emocional negativa. Isso acontece quando algo ruim acontece e isso afeta como você se sente consigo mesma e com o mundo ao seu redor. Pode ser uma situação de violência, abuso, perda, ou qualquer coisa que faça você se sentir ameaçada física ou emocionalmente

Imagine que você seja uma mulher e tenha vivido um trauma. Isso pode influenciar sua vida profissional de diferentes maneiras, dependendo de como você é, o que aconteceu, e onde você trabalha. Veja algumas coisas que podem acontecer:

Queda da Autoestima e Autoconfiança

Primeiro, sua autoestima e autoconfiança podem cair. Você pode se sentir incapaz, como se não merecesse sucesso no trabalho. Pode ser difícil para você definir seus limites, expressar suas opiniões, ou defender seus direitos.

Ansiedade e Estresse

Além disso, você pode ficar ansiosa e estressada. Viver com medo constante de que algo ruim aconteça de novo não é legal. Pode causar coisas como coração acelerado, suor, tremores, insônia, entre outros. Também, sua capacidade de se concentrar e planejar o trabalho pode ser afetada.

Depressão e Isolamento

A depressão e o isolamento são outras possibilidades. Você pode se sentir triste, sem ânimo, ou até culpada pelo que aconteceu. Talvez você perca o interesse no trabalho e evite interações com colegas, amigos e família.

Desenvolvimento de Fobias e Aversões

Outra coisa é que você pode desenvolver fobias ou aversões. Por exemplo, se sofreu uma violência obstétrica, pode ter medo de hospitais ou médicos. Se foi vítima de assédio no trabalho, pode sentir raiva de homens em posições de poder.

Buscando Ajuda e Apoio

Esses são só alguns exemplos de como um trauma pode prejudicar seu trabalho. No entanto, é importante lembrar que nem toda situação difícil se torna um trauma. Cada pessoa lida de maneira diferente com o que acontece na vida.

Também, é possível buscar ajuda. A terapia de EMDR pode ser um caminho para entender seus sentimentos e superar o trauma. E contar com o apoio de pessoas que respeitam e valorizam você pode ser fundamental para seguir em frente em sua vida pessoal e profissional.

Se o trauma esta te atrapalhando faça EMDR

Claudia Carraro

Psicoterapeuta de EMDR e Especialista em Carreiras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *