Por Claudia Carraro*
O jovem se vê obrigado a escolher a profissão aproximadamente aos 17 anos quando termina o terceiro ano do ensino médio, mas a escolha profissional em termos psicológicos não está atrelada a idade e sim ao amadurecimento profissional. Isto significa que a pessoa pode escolher uma profissão aos 13 , 40 anos ou em qualquer idade.
O jovem só conseguirá fazer uma escolha profissional apropriada se ele atingir a maturidade profissional.
O amadurecimento profissional não pode ser confundido com o amadurecimento físico. A maturidade profissional não está vinculada a idade.
Para realizar uma escolha consciente o jovem deve passar pelas etapas da escolha profissional e quando chegar o final do ensino médio ele já deve ter acumulado muitas informações relativas sobre o meio onde vive (oportunidades de trabalho em sua cidade, estado, país ou outros países) e sobre si mesmo(interesses, aptidões, habilidades) para elaborar depois uma representação organizada das ocupações e de sua própria pessoa.
Então, para escolher a profissão, a pessoa precisa atingir a maturidade profissional e para isto é preciso passar por quatro etapas:
A primeira etapa é da exploração, onde se acumula uma grande quantidade de informações sobre si mesmo, sobre o ambiente e as profissões. Este é o momento de questionar e imaginar-se nas ocupações.
Na segunda etapa acontece a organização das informações adquiridas na primeira etapa a identificação das atividades na qual há interesse através do autoconhecimento.
Na terceira etapa torna-se possível um olhar diferenciado e cuidadoso sobre o que a pessoa considera como importante em uma decisão e quais os valores que são fundamentais em uma futura profissão.
A quarta e ultima etapa implica em rever as etapas da decisão e testar a estabilidade e certeza sobre a escolha. Antecipar as dificuldades e planejar o plano de ação.
Cada etapa desta sequência obriga o jovem a recorrer a habilidades, a atitudes e a conhecimentos particulares.
Quando o jovem atinge a maturidade profissional ele também poderá resolver os seus problemas relacionados ao trabalho, de desenvolvimento de carreira e no futuro da aposentadoria.
Quando um jovem é colocado diante de uma situação de escolha profissional complexa e importante ele deve empenhar-se em um processo de resolução deste problema. E empenhar-se significa envolver-se e comprometer-se com a escolha do seu futuro profissional e não esperar que um amigo, um familiar ou até mesmo um teste faça a escolha por ele. .
O processo de escolha profissional não é apenas conhecer as profissões, mas também imaginar-se nelas, sensibilizar-se com seus problemas e dificuldades, ligar os papéis profissionais ao seu próprio interesse, interpretar o mundo do trabalho com suas próprias aptidões.
Resumindo: a escolha da profissão não acontece com um teste ou em um dia. A escolha só acontece quando a pessoa passa pelas etapas da escolha e amadurece e este processo pode durar três meses, um ano ou nunca acontecer.
Isto é, se não há investimento no momento da escolha da profissão corre-se o risco de passar o resto da vida pensando se seria feliz fazendo outra coisa.
Claudia Carraro
CRP 06/52299-0
Psicóloga e Coach Especialista em Orientação de Carreiras
www.claudiacarraro.com.br
claudia@claudiacarraro.com.br
(12) 3913-7128
MAIS INFORMAÇÕES
Erro: Formulário de contato não encontrado.