SEJA JUSTA COM VOCÊ , NÃO SE COMPARE

CategoriasBlog, TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL426 visualizações

“Olha, o seu primo passou em Medicina na USP.”
“Você deveria ser como sua irmã, e arrumar um bom emprego.”
“Você viu como sua prima está magra.”
Antes das redes sociais, a comparação era mais restrita, acontecia entre os amigos e a família. Mas agora, existe um mundo inteiro para exibir nas redes sociais o sucesso profissional , o corpo perfeito, as casas maravilhosas e as viagens inesquecíveis. E a pessoa do outro lado da telinha acredita que só existe felicidade na vida dos outros e a dela é fracasso total.
Se este não é o seu caso, se você NUNCA se sentiu mal vendo o feed do país das maravilhas dos outros, então pode parar a leitura por aqui.
Mas, se você é como muitas pessoas que se sente mal vou te contar sobre comparações.
Primeiro dá uma impressão que sempre se esta perdendo, ficando para trás dos outros. Na rede social sempre tem alguém que sabe mais que você, que é mais bem sucedido ou que tem exatamente o que você precisa (para te vender é claro).
Ê isso ai, bem vindos ao incrível mundo das COMPARAÇÕES INJUSTAS das redes sociais
Para começar, toda comparação é injusta, pois as pessoas são diferentes, tem necessidades e qualidades diferentes.
COMPARAÇÕES INJUSTAS é uma distorção cognitiva e acontece quando a pessoa faz comparações entre sua vida e as conquistas dos outros, o que causa muito sofrimento e um sentimento de menos valia.
Antes de fazer comparações, a pessoa precisa levar em consideração o caminho que o outro percorreu para chegar onde chegou. Cada um tem o seu caminho e sua história.

Claudia Carraro

Psicóloga-CRP 06/52299-0