Transtorno de ansiedade social: sintomas e tratamento

CategoriasBlog, TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTALNenhum comentário em Transtorno de ansiedade social: sintomas e tratamento321 visualizações

Finalmente ele recebe a tão sonhada promoção. Tanto estudo e luta para chegar até aqui. Só tem um problema, o novo cargo requer lidar com um maior número de pessoas , com autoridades e falar em público em reuniões e palestras. Só de pensar o coração dele já dispara e dá vontade de vomitar. Ele lembra da época da faculdade ,onde a apresentação dos seminários eram verdadeiras torturas. Ele até tenta fazer palestras, mas o coração vem parar na boca, voz e mãos trêmulas, pernas bambas rosto vermelho, suor na mão e testa. Estes sintomas sempre atrapalham muito seu desempenho. São sintomas do TRANSTORNO DE ANSIEDADE SOCIAL(TAS) também conhecida como FOBIA SOCIAL.


A FOBIA SOCIAL e TAS fazem parte das síndromes psiquiátricas ansiosas onde a pessoa evita fazer coisas em público como: lidar com figuras de autoridade , conversar com pessoas estranhas, sair de casa e até comer e assinar documentos na frente dos outros.


O quadro pode causar um grande prejuízo na vida pessoal e profissional. A pessoa evita ser o centro das atenções ou falar com os outros por medo da avaliação negativa.


O TAS pode vir acompanhado por comodidades como transtorno de ansiedade generalizadas(TAG), sindrome do pânico e depressão, transtorno bipolar, o que piora consideravelmente o quadro gerando uma má qualidade de vida.
Importante saber que o TAS tem tratamento.


TRATAMENTO
1-Avaliação psicológica e psiquiátrica- feita pelo médico psiquiatra e psicólogo(lembrando que quem fecha o diagnóstico é o médico psiquiatra). Esta parceria entre o médico e o psicólogo é muito importante para o sucesso do tratamento.
2-Tratamento medicamentoso- o psiquiatra vai definir a medição a ser usada para tratar principalmente a ansiedade e a depressão.
3- Tratamento psicológico-para o TAS trabalha-se com TREINO DE HABILIDADES SOCIAIS onde a pessoa vai aprender a lidar com situações sociais e REESTRUTURAÇÃO COGNITIVA(Terapia Cognitivo-Comportamental), onde aprende-se a identificar e combater pensamentos intrusivos e a resolver problemas.
É muito importante a pessoa procurar ajuda profissional para conseguir entender e lidar com a fobia social e viver com qualidade de vida.
Claudia Carraro-Psicóloga- CRP 06/52299-0

Texto postado também no Instagram da Dra Flavia Sano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *